Ufal lança terceira edição do Festival de Cinema Universitário

Inscrições da Mostra Competitiva de curtas-metragens começam dia 3 de junho e vão até 5 de agosto


- Atualizado em

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

A terceira edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas será lançada no próximo dia 28 de maio, às 10h30, no auditório Reitor Nabuco Lopes, localizado na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões. Na ocasião, será apresentado o edital da Mostra Competitiva e o público assistirá à exibição de “Reflexos”, de Celso Brandão, homenageado do evento. O grupo Som do Beco encerrará a programação do lançamento, para animar o público com música de qualidade.

O edital para inscrição de curtas estará aberto de 3 de junho a 5 de agosto. Serão aceitos filmes de até 30 minutos, realizados por estudantes, técnicos e docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o território nacional. Para efetuar a inscrição, é necessário preencher a ficha no site do evento e entregar a documentação exigida à Coordenação de Assuntos Culturais da Ufal, presencialmente ou pelos Correios.

O homenageado

O alagoano Celso Brandão será o grande homenageado da festa de lançamento. Ele atua como diretor desde a década de 70 e, hoje, conta com mais de 20 filmes realizados. Participou ativamente do antigo Festival de Cinema de Penedo, em que foi premiado em cinco edições, e ainda levou seus filmes para serem exibidos em festivais de Brasília e Nova York. Sua principal temática são os elementos da cultura popular alagoana, como o artesanato, as festas e as crendices locais.

O Festival

O 3º Festival de Cinema Universitário de Alagoas acontecerá de 12 a 16 de novembro, em Penedo. A programação inclui debates, oficinas e workshops, além das projeções de filmes. Com sua realização, pretende-se inserir Alagoas no circuito audiovisual brasileiro e incentivar a produção cinematográfica universitária no Estado.

O evento é uma atividade cultural de abrangência nacional, promovida pela Universidade Federal de Alagoas, por meio das pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest), da Unidade de Ensino Penedo e do Projeto Cineart Popular. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), da Prefeitura de Penedo, do Sesc, da Algás e de outras instituições ligadas ao audiovisual.

Palavras-chave
Cultura Extensão