Icat participa de Centro dedicado à formação de meteorologistas da América do Sul

Instituto ampliará suas experiências com alunos de origem africana para países do cone sul

Professor Ricardo Sarmento é coordenador da pós-graduação em Meteorologia | nothing
Professor Ricardo Sarmento é coordenador da pós-graduação em Meteorologia

Jhonathan Pino - jornalista

No último encontro da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), realizado no mês de maio, foi divulgado o apoio da Organização Meteorológica Mundial (OMM) à criação do Centro Virtual de Ensino e Treinamento, para a formação de graduandos e pós-graduandos da América do Sul e países de língua portuguesa. A iniciativa, ainda em fase de elaboração, contará com a experiência do professor Ricardo Sarmento, do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT), como integrante do grupo de trabalho responsável pela consolidação do Centro.

Conforme defesa do SBMET, Quando o estiver em vigor, alunos dos países atendidos terão acesso ao conhecimento desenvolvido pelas instituições brasileiras conveniadas, entre elas o Icat.

No entanto, não é a primeira vez a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está promovendo o intercâmbio científico na área. “Já temos convênios firmados com os institutos nacionais de Angola e do Moçambique. Atualmente temos dois alunos no mestrado, dois na graduação e outros dez que estão vindo da Angola, do Moçambique, temos um aluno no Mestrado”, relata Sarmento.

Além de Ricardo, compõem o grupo representantes do Instituto Nacional de Meteorologia, da Sociedade Brasileira de Meteorologia, dos cursos de graduação e dos cursos técnicos em Meteorologia. Juntos, nos próximos meses eles pensarão nas atividades do centro, para que comece a funcionar o mais breve possível.

“Estamos nos reunindo virtualmente e em setembro provavelmente nos encontraremos em Florianópolis, onde faremos uma reunião presencial”, relata Ricardo, que também foi um dos responsáveis pela formulação do Centro de Ensino em Meteorologia do Mercosul, ainda em processo de materialização.