Livro conta experiências bem sucedidas de Iniciação à Docência

Trabalhos realizados em quatro anos do projeto Pibid/Ufal são contados em uma edição que promove a reflexão sobre os impactos do programa

| nothing

Manuella Soares - Jornalista

O sucesso do trabalho realizado na Universidade Federal de Alagoas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), fomentado pela Capes, foi materializado em forma de livro. A obra intitulada “Universidade e Escola: diálogos sobre formação docente”, é uma coletânea de abrangência nacional e local, com diferentes e significativas experiências sobre o Pibid em algumas Instituições Federais de Ensino Superior.

O livro também reflete o resultado das experiências, reflexões e pesquisas desenvolvidas por coordenadores da área, em colaboração com bolsistas, supervisores e professores das escolas públicas. Dividido em duas partes, a obra é voltada para a socialização dos trabalhos do Pibid produzidos nas escolas alagoanas participantes do programa na Ufal, mas conta ainda com a apresentação de experiências em outros estados.

O coordenador-geral do programa na Capes, Hélder Eterno da Silveira, disse que o livro chega num bom momento e recomenda a leitura. “Esta obra vem em excelente hora. No conjunto de outros textos e livros que socializam as atividades do Pibid, recomendo a leitura desta obra no intuito de transpormos os limites dos discursos de 'lugar comum' em que inserimos a educação brasileira e a formação de professores", ressaltou.

Trabalhos em duas parte

A primeira parte do livro possibilita ao leitor diferentes olhares sobre algumas experiências, em nível nacional, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, como é o caso de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal Rural de Pernambuco a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também a Ufal.

Já a segunda parte da obra é composta por artigos que dialogam acerca das experiências nas escolas, a partir das atividades elaboradas e desenvolvidas com base nas dificuldades e interesses apresentados em cada contexto escolar. De um modo geral, todos os trabalhos adotam como linha norteadora das reflexões os objetivos de criação do Pibid, por isso enfatizam questões como a necessidade de articulação entre universidade e escolas da educação básica, a elaboração e execução de práticas pedagógicas inovadoras, a participação ativa dos alunos e professores envolvidos e a defesa de propostas de intervenção nas diferentes realidades observadas nas escolas.

Os textos desta última parte evidenciam que a implementação do Programa consiste em uma importante iniciativa para mudanças na formação inicial dos professores das diferentes licenciaturas, como também, tem gerado impactos de melhoria na formação dos alunos e dos professores da educação básica.

O Pibid na Ufal

As três finalidades básicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência consistem na valorização do magistério pelo futuro docente; na valorização da escola pública como futuro campo de trabalho e na melhoria das ações pedagógicas nas escolas onde o programa for desenvolvido.

O Projeto Pibid/Ufal, intitulado Relação Universidade/Escola: a Formação Inicial do Professor Comprometida com a Melhoria da Qualidade do Ensino, iniciou suas atividades em fevereiro de 2009 em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Alagoas, duas em Maceió e duas em Arapiraca.

Em 2012, com a expansão do Pibid, passou a ter 24 subprojetos, atendendo a todos os cursos de licenciatura presenciais nos três campi, além de dois polos do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil. Atualmente são 380 bolsistas, sendo 28 coordenadores, 52 supervisores e 300 bolsistas de iniciação à docência. O projeto conta com 22 escolas públicas envolvidas, das redes municipal e estadual de ensino.