Planejamento Institucional é aprovado pelo Conselho Universitário

Reunião do Consuni que aprovou o PDI | nothing
Reunião do Consuni que aprovou o PDI

Jhonathan Pino - jornalista

O novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi aprovado na última segunda-feira, 3, pelo Conselho Universitário (Consuni). O documento, formulado a pedido do reitor Eurico Lôbo, define o planejamento estratégico da instituição para o período de 2013 a 2017. Entre os tópicos citados estão o cronograma de obras e o estudo sobre as demandas de docentes, com o apontamento de carências das Unidades Acadêmicas.

Conforme esse PDI é prioridade no orçamento a conclusão de obras paralisadas, além da construção dos prédios do Curso de Comunicação Social, bloco dos cursos de Artes, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), além dos novos prédios dos cursos de Medicina, que tiveram suas resoluções aprovadas no mesmo dia.

O trabalho de planejamento foi iniciado em abril de 2012 e em junho daquele ano foi aprovada uma comissão composta pela vice-reitoria, além de 14 representantes das pró-reitorias e unidades de apoio da Universidade. “Eu queria parabenizar a equipe de Arapiraca pelo exaustivo trabalho na criação do PDI, do curso de Medicina de Arapiraca e a ampliação de novas 20 vagas do curso em Maceió”, agradeceu Eurico Lôbo.

Anderson Barros, um dos membros representantes da comissão, pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) lembra que os membros foram divididos em subcomissões temáticas para que as particularidades fossem trabalhadas em cada uma delas, mas alguns dos tópicos ainda podem ser reformulados, conforme as necessidades dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs).

“O antigo PDI era muito centralizado no Reuni [Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais]. Nesse documento atual a gente tem uma preocupação em qualificar o crescimento que a Universidade enfrentou nesses últimos anos. Isso foi muito falado nas unidades e fizemos um documento que as atendesse”, relata Anderson.

Conforme Eurico Lôbo, a urgência de finalizá-lo ainda no mês maio se deu em virtude dos prazos para aprovação de projetos no Fundo de Infraestrutura (CT-Infra), essenciais para o eficiente andamento da instituição. O fundo viabiliza a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa, desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.