Prefeitura de Ibateguara solicita apoio da Ufal para implantação de cursos a distância
Reitor Eurico Lôbo se reuniu com secretário municipal de Educação para discutir implantação de polo na cidade
- Atualizado em
Ascom Cied
O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, recebeu o secretário municipal de Ibateguara, Luiz Joaquim da Silva Neto, para discutir a instalação de um polo de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) naquela cidade. A reunião aconteceu na última sexta-feira (31), no gabinete da Reitoria
Também participaram da reunião, a diretora e a coordenadora pedagógica de Ibateguara, Josefa Sandra da Silva e Laudilea Alves Bernardo, respectivamente, o coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, Luis Paulo Mercado, e o coordenador-adjunto da Cied, Fernando Pimentel.
Ibateguara, assim como outros municípios de Alagoas, tem buscado firmar parceira com a Ufal para ofertar cursos a distância, tendo em vista a demanda de formação inicial e continuada de professores para o atendimento à educação básica. Os coordenadores da Cied mostraram os impactos educacional, social, político e econômico trazidos pela instalação de um polo da UAB no município.
O secretário Luiz Joaquim enfatizou o interesse em ter um polo em sua cidade, atendendo à população de Ibateguara e região, tendo em vista a existência de demanda da oferta de vários cursos superiores.
O reitor Eurico Lôbo ressaltou a importância da educação a distância para a Ufal e para os municípios alagoanos. Ele afirmou, ainda, o apoio às demandas dos municípios em ter polos da UAB com estruturas adequadas para atender à expansão do ensino superior.
Depois de ouvir todas as ponderações e analisar a situação geográfica de Ibateguara, como também as orientações da Diretoria de Educação a Distância da Capes, o reitor reafirmou a confiança na competência da Cied e solicitou que sejam encaminhadas ações junto à Capes no intento de analisar a situação peculiar do Estado de Alagoas.
“A Ufal está ampliando a oferta de cursos e vagas e precisamos de polos que atendam a este crescimento. É importante que a DED/Capes possa perceber que alguns polos podem atender a uma especificidade, a uma identidade de formação. É isso que devemos buscar”, ressaltou o reitor Eurico Lôbo.