Representante do Santander Universidades é reconhecido por contribuir para internacionalização da Ufal
A Medalha do Mérito Universitário “Ufal 50 anos” foi entregue pela reitora honorária Ana Dayse Dorea
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Demoraram quase dois anos, mas a vontade de vir a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para receber a Medalha do Mérito Universitário “Ufal 50 anos”, não tirou a emoção de Ignácio Berdugo, ex-diretor do Santander Universidades Brasil, ao ser reconhecido por sua atuação a favor do processo de internacionalização da Ufal. A honra foi entregue pela reitora honorária Ana Dayse Dorea, numa cerimônia realizada no gabinete da Reitoria nesta quarta-feira, 19.
“É uma alegria muito grande receber a sua visita para fazer essa homenagem ao lado de tantos amigos. Mas essa honra não lhe foi dada porque você era amigo do reitor, mas porque passou por um processo de reconhecimento do Consuni [Conselho Universitário] e da Comunidade acadêmica. Posso dizer que não foi fácil a escolha de seu nome, mas também não foi difícil, devido a parceria do Santander com a Universidade e o número de estudantes atendidos pelos diversos programas do Universia”, relatou Ana Dayse, agradecendo a atenção especial que foi dada por ele a universidade alagoana.
Espanhol e ex-reitor da Universidade de Salamanca, Ignácio veio a Maceió a reunião preparativa do III Encontro Internacional de Reitores Universia, na função de presidente da comissão organizadora. O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em 2014.
Ao receber o prêmio, o homenageado falou um pouco sobre sua história de vida, do início complicado, mas superado pelas oportunidades que obteve na vida acadêmica e depois que entrou no Universia. “Foi em um encontro de Reitores que eu ouvi pela primeira vez a reitora Ana Dayse falando sobre as adversidades das Universidades do Nordeste, aquele discurso me deixou sensibilizado para a necessidade de uma atuação diferenciada nessa região”, relatou Ignácio.
O reitor Eurico Lôbo ressaltou a importância dessa parceria entre a gestão de Ana Dayse, na Ufal, e o Santander, com Ignácio, para dar o início a internacionalização da Ufal. “A convidei para esse momento, porque foi ela quem iniciou esse processo de reconhecimento e entrega da Medalha”, explicou. Além de Ignácio, outras 49 pessoas foram homenageados no dia 23 de outubro de 2011 pela importante contribuição que tiveram no desenvolvimento da instituição.