Unidade de Viçosa sedia seminário de Atualização em Nutrição Clínica de Equinos

O palestrante é o professor Alexandre Gobesso, da Universidade de São Paulo (USP), referência em estudos científicos no Brasil sobre equinos e consultor da Revista Brasileira de Medicina Equina


- Atualizado em
Professor Alexandre Gobesso, pesquisando nutrição e digestibilidade de equinos  na USP | nothing
Professor Alexandre Gobesso, pesquisando nutrição e digestibilidade de equinos na USP

Diana Monteiro – jornalista 

O Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi) promove nesta sexta-feira, 14, na Unidade de Viçosa, de 8 às 11 horas, o seminário que trata sobre “Cólica: as dificuldades da adoção de uma alimentação mais segura. Atualidades sobre o uso de gorduras na alimentação de equinos”, com a participação do professor Alexandre Gobesso, uma das maiores autoridades em Nutrição Equina no país e responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício Equino da Universidade de São Paulo (USP). Na quinta-feira, 13, ele fará na Biblioteca Central, (Campus A. C. Simões)uma palestra  sobre Nutrição de Éguas e Potros. 

De acordo com o professor Pierre Escodro, do curso de Medicina Veterinária da Universidade  Federal de Alagoas e coordenador do grupo de pesquisa, o seminário disponibiliza cerca de 50 vagas e os interessados podem fazer a inscrição e obter informações através do e-mail grupequi.ufal@gmail.com. Ele explica que a nutrição clínica de equídeos envolve a nutrição aplicada aos cavalos doentes e aos cavalos atletas de forma preventiva para não causar transtornos gastroentéricos ou gastrointestinais nos animais. 

Ao falar sobre a importância do evento para a formação acadêmica dos alunos do curso, Pierre Escodro destacou que, além do professor Alexandre Gobesso ser um estudioso na área com várias linhas de pesquisas  sobre nutrição em equinos, ele trará para a Ufal atualidades científicas e também de inovação mercadológica, visto ser um dos consultores mais requisitados  por empresas de nutrição animal. “Essa é a primeira vez que o professor Gobesso  vem  à Ufal  e o evento visa também a proposição de ações futuras voltadas a área de pós-graduação (mestrado e doutorado) dos nossos futuros graduados numa universidade de referência, como é a USP”, enfatiza Pierre. 

O professor Alexandre  Gobesso, que também integra o corpo docente do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, é consultor científico da Revista Brasileira de Medicina Equina, onde atualmente tem como diretor científico o professor Pierre Escodro, da Ufal.  Gobesso desenvolve estudos nas seguintes linhas de pesquisa: Digestibilidade de Nutrientes para Eqüinos; Nutrição Aplicada a Reprodução de Eqüinos; Nutrição de Eqüinos; e Produção de Equinos.

Ações do Grupequi 

Pierre Escodro diz que o Grupequi do curso de Medicina Veterinária da Unidade de Ensino Viçosa já desenvolve terapias associadas à nutrição parenteral (injetável).  Porém, a ideia é o desenvolvimento de algo oral para cavalos enfermos. “O grupo de pesquisa é um mais atuantes em medicina esportiva, propondo “cardápios” para cavalos de vaquejada, marchadores e até para carroceiros, esta atividade dentro do Projeto Carroceiro VET Legal”,   diz Pierre. 

Ele complementa informando que no último sábado 8,  foi realizada  no Vergel do Lago mais uma ação do Projeto VET Legal, que consistiu na adequação da alimentação de cavalos associados naquele bairro, objetivando melhorar a reserva energética dos animais e a diminuição dos maus tratos. “Para essa atividade, contamos com o apoio do curso de Zootecnia do Campus Arapiraca, sob a orientação do professor Tobyas Mariz”, frisa Pierre Escodro. 

Ele adiantou que com a conclusão do Hospital Veterinário pretende-se instalar o Laboratório do Grupo de Pesquisa em Equídeos, onde atualmente funciona na Unidade Viçosa o Laboratório de Atendimento aos animais.  Segundo Pierre Escodro, o futuro laboratório  terá estudos  mais voltados às áreas  de Terapias Celulares e Nutrição Clínica.