“A parceria com as prefeituras é determinante para a Educação a Distância”

Fernando Pimentel, coordenador-adjunto da Cied, fala dos desafios para expandir a EAD em Alagoas

Fernando Pimentel fala dos desafios da EAD em Alagoas | nothing
Fernando Pimentel fala dos desafios da EAD em Alagoas

Roberto Amorim – Jornalista

Não existem dúvidas quanto à importância da modalidade Educação a Distância (EAD) para a democratização do acesso ao ensino superior em Alagoas, principalmente nas cidades do interior. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) espalhou polos em municípios que cortam o Estado de norte a sul, com presença também no Sertão e no Agreste. São ofertados cursos de graduação (licenciatura e bacharelado), pós-graduação (especialização), extensão e aperfeiçoamento.

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal é a base do funcionamento dessa rede, que tem um forte elo com as prefeituras onde os polos funcionam. Na entrevista a seguir, o coordenador-adjunto da Cied e da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas (UAB/AL), Fernando Pimentel, analisa o funcionamento e a solidez desse sistema.

Como estão os trabalhos da Cied na expansão da EAD na Ufal e, consequentemente, em Alagoas?

Estamos alcançando as metas que propomos e estamos recebendo o reconhecimento da comunidade científica e da sociedade civil. A Cied, enquanto órgão de apoio acadêmico, tem possibilitado à Ufal (juntamente com outros projetos e ações governamentais) a expansão e a democratização do ensino superior de qualidade, com ações na formação inicial e continuada de professores e outros profissionais.

Qual o raio de atuação e estratégias da coordenação-adjunta nesse processo?

É significante no processo das ações. O coordenador-adjunto da Cied também exerce a mesma função na UAB/AL. É um professor ou pesquisador indicado pela Ufal que atua nas ações acadêmicas da Cied e nas atividades de coordenação e apoio aos polos de apoio presencial; no desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados aos cursos; nos programas implantados na instituição no âmbito do Sistema UAB e outros.

Qual a importância das parcerias com as prefeituras nos atuais polos e nas negociações para a implantação de novos?

No modelo atual de EAD, a parceria com as prefeituras é fator determinante para a execução dos cursos e para a qualidade das ofertas. Devemos lembrar que a UAB existe enquanto ação emergencial para atender aos professores das redes estadual e municipal e, neste ponto, esta interlocução com as prefeituras é essencial.

Como está a atuação dos núcleos da Cied para o funcionamento da engrenagem da EAD na Ufal?

Desde o início da EAD no Brasil que o entendimento é que precisamos enxergá-la como um sistema. Isso no campo da administração é simples de visualizar, mas com alguns pontos de reflexão quando vamos executar. O trabalho dos núcleos da Cied deve ser nesta mesma perspectiva do SISTEMA. Trabalhamos sempre em função do outro e dependendo do outro. Neste tempo de gestão, estamos buscando ajustar este encaminhamento e já visualizamos muitos progressos, inclusive com a participação das unidades acadêmicas da Ufal.

Quais os principais obstáculos no dia a dia?

O principal obstáculo é que nossa equipe ainda é reduzida e que os professores vinculados à Cied não possuem dedicação exclusiva para as ações da EAD. Isso dificulta, mas não atrapalha, pois damos suporte uns aos outros. Outro desafio que temos é em relação à conectividade, que em nosso Estado deixa a desejar, impedindo que avancemos em novos modelos pedagógicos.

Quais as principais vitórias nesse caminho?

Ampliação de cursos e vagas; colação de grau de nossos primeiros alunos; desenvolvimento de material didático de qualidade e reconhecido nacionalmente; avaliações positivas dos cursos pelo INEP; respeito e credibilidade da gestão central da Ufal e das unidades acadêmicas; expansão para Arapiraca e Sertão; avanço nas áreas de extensão e pesquisa, com aprovação de pesquisas e trabalhos científicos no País e no exterior.

Quais os próximos passos da Cied para ampliar sua atuação?

Buscar a consolidação da EAD na Ufal, perseguindo os pontos de institucionalização. Dos 25 que a CAPES indica, já atendemos a 22 pontos.

O que mais gostaria de ressaltar sobre o assunto?

Por enquanto, posso dizer da satisfação de trabalhar com uma equipe que gosta do que faz e que trabalha com empenho, dedicação, qualidade e brilhantismo.