Alunos de Geografia têm trabalhos aprovados em encontro nacional
30 estudantes da licenciatura vão apresentar pesquisas sobre práticas de ensino em João Pessoa-PB
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Redação Ascom
Os alunos do curso de Geografia (licenciatura) obtiveram um indicativo de que o curso está com uma significativa produção de pesquisas voltadas para as práticas de ensino. Neste mês de julho, 30 alunos tiveram trabalhos aceitos para apresentação no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, que será realizado de 15 a 19 de setembro, em João Pessoa, Paraíba.
A maioria dos trabalhos aprovados foi resultado da orientação desenvolvida pelas professoras Gilcileide Rodrigues da Silva e Jacqueline Praxedes de Almeida, que fazem parte do Laboratório de Ensino de Geografia, sendo quinze alunos e dez trabalhos aprovados. "É a primeira vez que o Igdema [Instiuto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente] tem tantos alunos com trabalhos aprovados em um único evento de âmbito nacional. Esse resultado é a comprovação da qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos professores do curso de Geografia Licenciatura, buscando sempre estimular a produção científica dos alunos", ressalta professora Jacqueline Praxedes.
O Laboratório de Ensino de Geografia, coordenado pela professora Eliza Pinto de Almeida, também contribuiu para a aprovação de outros trabalhos, por meio da parceria com outras instituições de ensino superior do Estado, tendo como participantes colaboradoras as professoras Jenaice Israel Ferro e Adriana Rocely Viana, da Universidade do Estado de Alagoas (Uneal), e o professor Denis Rocha Calazans, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A equipe de avaliadores do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia é formada por professores das mais diferentes instituições de ensino superior do Brasil. "A participação dos alunos da Ufal e das outras instituições é importante, já que temos uma parceria que visa aprimorar a formação dos futuros professores de Geografia no Estado de Alagoas," disse a professora Gilcileide Rodrigues.
Com trabalhos de pesquisa sobre o Ensino de Geografia, dez alunos aprovados foram orientados pela professora Maria Francineila Pinheiro dos Santos, atual coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia e coordenadora do Laboratório de Educação Geográfica de Alagoas. A professora Francineila será palestrante da Mesa Redonda intitulada “O Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Geografia” e membro da comissão organizadora do evento. Já a professora Edna Telma Fonseca e Silva Vilar, do Cedu, foi responsável pela orientação de três alunos e a professora Cirlene Jeane Santos e Santos orientou outros três alunos que também tiveram os trabalhos aprovados.
Alunos estimulados
Se as professoras estão entusiasmadas, os alunos estão ainda mais. Para eles, é uma oportunidade de expor o que estão pesquisando no curso e de conhecer os trabalhos de alunos de outras regiões do Brasil. O estudante Jackson Luiz de França comemorou a possibilidade de difundir os conhecimentos produzidos no curso de licenciatura da Ufal. O trabalho produzido por ele, e que será apresentado no encontro, tem como título "O Bairro da Escola como Reconhecimento do Lugar" e foi orientado pela professora Gilcileide Rodrigues da Silva.
"O trabalho é fruto do desenvolvimento de uma metodologia de ensino, que pode auxiliar na ampliação educacional dos estudantes. Foi realizada com educandos do sexto ano do ensino fundamental na Escola Estadual Ovídio Edgar, que está localizada no bairro Tabuleiro do Martins. Buscamos levar os alunos a perceber através dos mapas mentais a paisagem e o lugar, a partir do bairro da escola", explicou o estudante
Outro artigo aprovado tem como título “O Espaço Escolar e suas Múltiplas Relações: Observação e Registros" da aluna Rosa Lia de Oliveira Lopes, também com orientação da professora Gilcicleide. "Ter o trabalho aprovado e apresentá-lo no encontro é muito importante, porque vamos mostrar para pessoas de outros lugares do Brasil um pouco da realidade escolar existente no nosso Estado. Pretendo apreender bastante com os temas que serão expostos nesse encontro", declarou a aluna. O artigo submetido por ela foi produzido a partir do relatório de Estágio Supervisionado I, que foi realizado na escola Corintho Campelo da Paz, no bairro Cidade Universitária. O trabalho fala sobre o espaço escolar com suas relações em algumas dimensões como o contexto do bairro da escola e o sistema de transporte escolar.
As alunas Sara Alcântara Peixoto e Illana Silva Rocha vão apresentar o artigo "A Língua Brasileira de Sinais: Abordagens Metodológicas e Dificuldades no Ensino da Geografia", orientado pela professora Jacqueline Praxedes de Almeida. O trabalho traça um breve histórico da Língua de Sinais no mundo, enfatizando o processo de regulamentação no Brasil, principalmente no que diz respeito à obrigatoriedade da disciplina Libras nas grades curriculares dos cursos de formação de professores. "Apresentamos também, algumas reflexões sobre os desafios de ensinar Geografia em classes com alunos surdos, uma vez que, a comunicação entre os envolvidos nos processos educativos nem sempre se dá de forma satisfatória. Relatamos nossa experiência no Estágio Supervisionado, a fim de ajudar e estimular outros professores a pensar uma educação mais inclusiva", relatou Sara Alcântara.
As alunas estão com uma grande expectativa para entrar em contato com outros educadores do País que se debruçam sobre a questão da Educação Inclusiva, para compartilhar de que forma eles buscam superar os desafios da comunicação com os surdos em sala de aula. "A aprovação do trabalho representa o reconhecimento da relevância do estudo realizado, vai proporcionar a divulgação da produção acadêmica alagoana, além de ser uma oportunidade de discutir a educação inclusiva, pois, apesar de ser um assunto que vem sendo discutido no meio acadêmico, ainda não são muitos os trabalhos científicos sobre essa temática relacionados ao ensino da Geografia", complementou Illana Rocha.
Entre os trabalhos que serão apresentados, estão ainda: “Aplicações da pedagogia de projetos e os efeitos na produção dos saberes geográficos no ensino fundamental", dos alunos André Camilo da Silva e James Rafael Ulisses; “O Espaço escolar no contexto das ações educativas – Maceió/AL”, de Melse Vantuir dos Santos Medeiros; e “Homossexualidade e a Formação do Professor de Geografia: Quebrando Preconceitos”, da aluna Jéssica Patrícia da Conceição. "Esse trabalho foi produzido em parceria com o professor Denis Rocha Calazans, do Ifal, e apresenta um relato crítico e reflexivo do Estágio Supervisionado, abordando o papel do professor diante do preconceito, já que este profissional tem a responsabilidade de transformar uma escola segregacionista em uma escola para todos", explica Jéssica.
Para conhecer a lista completa de trabalhos aprovados consulte aqui.