Docente da Unidade de Penedo reforça cooperação com instituições espanholas

Mac-Dawison Buarque conversou sobre troca de experiências com a Universidade Autónoma de Barcelona e Vic Barcelona

Professor Mac-Dawison ao centro

Redação- Ascom

Após dois meses de viagem a Espanha para reuniões de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as universidades Autónoma de Barcelona e Vic Barcelona, o professor Mac-Dawison Buarque comemora o desenvolvimento de novas parcerias.

A primeira delas, firmada em julho de 2011, será responsável pelo intercâmbio de dois alunos procedentes da Espanha para a a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Albert Roura y Josep Rodriguez Escudero da Facultad de Empresa y Comunicación da Uvic-Barcelona desembarcarão em janeiro em Maceió para cursar disciplinas de Economia e contribuir diretamente com o Laboratório de Língua e Cultura Estrangeira (Lalce) da Unidade Educacional de Penedo. “Estamos muito entusiasmados com a ideia de viver em Alagoas e de poder estudar em uma universidade do Nordeste do Brasil, como a Ufal”, disse Josep Rodriguez.

Também queremos mostrar um pouco de nossa cultura para os brasileiros. Foi por isso que nos oferecemos para contribuir com o Lalce na Ufal, onde pretendemos expor a cultura e as línguas do nosso continente e aprimorar nossa aproximação com a cultura luso-brasileira”, completou Albert Roura. Os alunos reuniram-se no Campus da UVic com o professor Mac-Dawison que fez uma explanação sobre o funcionamento da Ufal, além de orientá-los sobre a vida que os espera em Alagoas e no Brasil.

Na mesma instituição, Mac-Dawison se reuniu com o coordenador de Relações Internacionais da Facultad de Empresa y Comunicación, Pere Morera, e com a coordenadora de Relações Internacionais da Facultad de Educación, Traducción y Ciencias Humanas, Marià Passarello. “Na ocasião os professores trataram de atualizar a realidade das duas universidades envolvidas no Convênio firmado há dois anos e de expor as diversas possibilidades que facilitam o intercâmbio de alunos, professores e técnicos entre ambas as instituições estrangeiras”, relata Mac-Dawison.

Foram citadas as oportunidades que cursos de pós-graduação presencial e/ou semipresencial (on-line e a distância), mestrado e doutorado em diversas áreas de conhecimento, além de seguir fomentando programas de mobilidade que qualificam a Universidade de Vic como Campus Internacional.

Parceria entre Universidade Autônoma e Ufal

Em sua ida para a Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Mac-Dawison também foi convidado a realizar uma estância investigativa sobre Políticas de Comunicação para o setor audiovisual no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación.

Como membro da Comissão para Implantação do Sistema de Comunicação da Ufal, ele apresentou as propostas estudadas pela universidade para atender os objetivos institucionais de difusão científica e de educação a distância, além de complementar o processo pedagógico de formação teórico-prática dos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação ligados à área da Comunicação.

Junto aos professores Marcial Murciano, Carmina Crusafón, Ricardo Carniel e Fernando Sabés, todos do Observatorio, eles traçaram plano de atividades e cronograma de atuação conjunta para orientação e intercâmbio de conhecimentos úteis no processo de consolidação das ações de comunicação que se pretende implementar na Ufal.

Foi sugerido a criação de um o convênio, como instrumento de cooperação internacional na área da comunicação institucional pública, bem como para assessorar a implantação de novos cursos ligados à comunicação – a exemplo do curso de graduação em Cinema e Audiovisual, e do curso de Comunicação, Rádio e TV, ambos já propostos para serem instalados na Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca da Ufal.

Também coordenador da Unidade de Penedo, Mac-Dawison aproveitou a ocasião e reuniu-se com os professores da Facultad de Ciéncias de la Comunicación da UAB, que organizam o programa de mestrado “Máster em Periodismo de Viajes” e juntos iniciaram a discussão uma parceria na área.

Queremos possibilitar aos egressos da Ufal, formados em Turismo, Comunicação ou em áreas afins, participarem daquele programa especializado em 'jornalismo para o turismo', além da participação através de programas de intercâmbio, de nossos técnicos-administrativos e docentes interessados nesse programa de pós-graduação”, defendeu Mac -Dawison.