Equipe da Ufal apresenta resultados da prática em sala de aula sobre ensino da Matemática

Carloney Alves, Rosemeire Lima e Juliane Medeiros participaram do Encontro Nacional de Educação Matemática, ocorrido em Curitiba-PR

Carloney Alves, Rosemeire Lima e Juliane Medeiros compartilharam pesquisas com outros acadêmicos

Redação Ascom

Experiências em prática de ensino em Matemática, pesquisas e atividades em sala de aula foram os temas dos trabalhos apresentados por equipe da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no 11º Encontro Nacional de Educação Matemática (11º Enem). O evento aconteceu em Curitiba-PR, de 18 e 21 de julho, e abordou as “Retrospectivas e Perspectivas da Educação Matemática no Brasil”.

A equipe, formada pelo professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves, pela técnica em Assuntos Educacionais, Rosemeire Lima, e pela doutoranda em Educação, Juliane Medeiros, representou a universidade. "Os trabalhos que apresentamos abordaram as nossas experiências na área de metodologia e prática de ensino em Matemática, a partir de pesquisas e atividades desenvolvidas no mestrado e na sala de aula”, relatou Carloney.

O 11º Enem foi organizado em quatro eixos: “Práticas Escolares”, “Formação de Professores”, “Pesquisa em Educação Matemática” e “História da Educação Matemática”. Foram discussões sobre o uso de jogos matemáticos, material concreto, tecnologias, resolução de problemas, avaliação em Educação Matemática, práticas de letramento matemático, história da Educação Matemática e Cultura.

Carloney Alves apresentou o trabalho “O uso de oficinas Matemáticas na formação do professor: ações no espaço/ tempo do aprender; Mayra Taís Albuquerque Santos e Carloney Alves expuseram “O uso do Winplot no processo de ensino e de aprendizagem nas aulas de Matemática”; Simone Silva e Carloney Alves abordaram “A formação do professor e o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no município de Arapiraca-AL; Rosemeire Lima fez reflexão sobre conceitos de divisão revelados por alunos do 4º ano do ensino fundamental, e Juliane dos Santos Medeiros falou sobre a “Resolução de Problemas Matemáticos: investigação com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.