Escritores alagoanos são destaque na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Lançamentos, oficinas e documentários estão entre as atrações

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Faltam apenas três meses para a realização da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o maior evento literário e cultural do Estado. De 25 de outubro a 3 de novembro, o mote “Descobrir nas palavras a magia dos sentidos” irá nortear convidados do Brasil e do mundo. Entre as estrelas do espetáculo, escritores alagoanos abrilhantam a programação plural.

Eles estarão presentes em lançamentos de livros, oficinas, mesas-redondas, palestras e por todos os cantos desta edição do evento, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Os escritores da terra fazem parte da história de sucesso da Bienal Internacional do Livro de Alagoas e levam o universo da leitura para uma população desassistida em diferentes segmentos sociais.

Arriete Vilela, Simone Cavalcante, Tainan Costa, Fernando Fiúza, Vera Romariz, Suzana Souto e Gilda Brandão são algumas das atrações alagoanas confirmadas para a Bienal deste ano. Segundo a produtora cultural do evento, Carol Almeida, essa é a oportunidade de prestigiar os trabalhos locais. “A intenção é valorizar a produção dos escritores alagoanos”, salientou.

Na Praça de Autógrafos, espaço destinado a lançamento de livros de autores independentes, o público também irá conferir novidades do universo literário. Escritores que têm interesse em lançar, gratuitamente, publicações de sua autoria devem encaminhar solicitação para o endereço eletrônico catalogacao@edufal.com.br, a partir de agosto.

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) será responsável pelo lançamento de cerca de 45 títulos – a maioria de autores alagoanos –, em comemoração aos seus 30 anos de existência.

Atividades confirmadas

As escritoras Simone Cavalcante e Cláudia Lins, acompanhadas do ilustrador Pedro Lucena, participarão de bate-papo sobre o processo criativo do livro 7 histórias de amor e encantamento. A atividade é voltada para educadores, autores, ilustradores e leitores em geral. Na edição da Bienal do Livro de Alagoas em 2011, Cláudia e Simone lançaram os livros No reino de belinguindone Ventania e o mapa do tesouro, respectivamente.

A poesia alagoana ultrapassa fronteiras geográficas, artísticas e sociais. Sob essa perspectiva, a organização do evento já confirmou mesa-redonda sobre produções poéticas locais, composta por Tainan Costa, Arriete Vilela, Fernando Fiúza, Vera Romariz e o sergipano Jeová Santana.

Na categoria audiovisual, a exibição do documentário Imagem peninsular de Lêdo Ivo, dirigido por Werner Salles, irá homenagear uma das principais figuras da literatura brasileira. Lêdo Ivo faleceu em dezembro do ano passado, aos 88 anos, e deixou grandes contribuições, como as obras As imagens, poesia (1944) e Ninho de cobras (1973). O alagoano foi o quinto ocupante da cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras.

Outro alagoano lembrado pela 6ª Bienal do Livro é Graciliano Ramos. A obra do romancista, cronista, contista, jornalista e político será homenageada em ciclo de palestras com Dênis Moraes e Thiago Mio Salla, biógrafo e organizador dos escritos inéditos de Graciliano, respectivamente. Natural de Quebrangulo, o alagoano tem entre suas principais obras Vidas Secas São Bernardo. Graciliano é referência por sua linguagem concisa e por retratar o Nordeste brasileiro.

A programação do evento também conta com oficinas de cordel, ministradas por Cristiano Kriko, e de roteiro de quadrinhos, com Pablo Casado e Hector Lima. Outra atração será a mesa-redonda com autores da Coleção Coco de Roda, que engloba livros infantis publicados pela Imprensa Oficinal Graciliano Ramos.