Evento promove debate sobre desenvolvimento sustentável em Arapiraca

Na ocasião, também foi realizado o 1º Salão de Livros da Edufal na região

Edufal realizou Feira de Livros em Arapiraca (Foto - portal da prefeitura de Arapiraca) | nothing

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O 4º Congresso Alagoano de Gestão para o Desenvolvimento reuniu estudantes, profissionais e empresários no Fórum Desembargador João Oliveira e Silva, em Arapiraca, na quarta-feira (4). Organizado por alunos do 5º período de Administração do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento discutiu o desenvolvimento sustentável no Agreste alagoano.

A abertura do Congresso foi feita pela a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, que presidiu a mesa composta pelo professor e coordenador do evento, Fabiano Santana; o diretor-geral do Campus Arapiraca, Márcio Santos; e o coordenador do curso de Administração em Arapiraca, Bruno Setton. Também participaram da solenidade, o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA/AL), Alan Balbino; a assistente de planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Helga Soares; e a representante do Sebrae, Zélia Azevedo.

No espaço também foi montado um estande estudantil no qual estiveram expostos livros sobre blogs corporativos, cooperativismo, economia, administração e filosofia. Para Márcio Santos, o evento promove discussões de relevância para o cenário atual da região Agreste. “O congresso foi necessário para Arapiraca e teve grande repercussão, visto que nossa região passa por um momento de desenvolvimento e necessita de bons administradores”, avaliou o diretor-geral.

O evento também contou com a participação do professor Genauto Carvalho, doutor pela Universidade Paris VII. Além disso, discutiuCrise Sistêmica, Desigualdades e Sustentabilidade”, em palestra ministrada pelo professor Fábio Guedes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Também esteve presente no evento o ex-prefeito de Arapiraca e ex-ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa.

Para o professor Bruno Setton, coordenador do curso de Administração do Campus Arapiraca, o evento apresentou resultados de grande impacto. “Tenho a absoluta certeza que os debates gerados acerca dos temas apresentados despertaram em nossos alunos uma reflexão bastante rica sobre uma nova perspectiva de mundo e que terá tudo para render bons frutos no que se refere à produção acadêmica”, reforçou.

Salão do livro

Em paralelo ao 4º Congresso Alagoano de Gestão para o Desenvolvimento, Arapiraca também contou com a realização do 1º Salão do Livro. A ação foi promovida pela Editora da Ufal (Edufal) e ofereceu descontos em publicações lançadas pela maior instituição de ensino superior de Alagoas.

A feira de livros prosseguiu as atividades até a sexta-feira (5), no Campus Arapiraca. A comunidade acadêmica foi contemplada com descontos de 50% em publicações da própria Edufal e 30% de abatimento em publicações de outras editoras.

De acordo com a diretora da Edufal, Stela Lameiras, o evento foi uma oportunidade para divulgar a 6ª Bienal Internacional do Livro, a ser realizado em outubro deste ano, e difundir o trabalho da editora no Agreste. “A ação itinerante da Edufal tem sido muito bem recebida nos campi da universidade. Nosso objetivo não é apenas a venda de livros, mas a divulgação do que tem sido produzido no campo da ciência em Alagoas, dos preparativos para a Bienal e das ações de estímulo à leitura”, destacou.