HU receberá R$ 1,8 milhão do Ministério da Saúde

Montante proposto para os 45 hospitais universitários chega a R$ 100 milhões; valor será destinado ao custeio das instituições que integram o Rehuf

Simoneide Araújo  jornalista com informações da Agência Saúde – Ascom/MS

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas recebe R$ 1,8 milhão, que serão investidos na área de atenção à saúde nos serviços ambulatoriais e hospitalares prestados pelo HU. De acordo com a Portaria 1464/2013, esse recurso é parte dos R$ 100 milhões destinados aos 45 hospitais universitários do País, pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), financiado pelos ministérios da Saúde e da Educação.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), até o final deste ano, serão R$ 560 milhões investidos nos HUs, para custeio de atividades assistenciais e de ensino, obras, reformas e a compra de equipamentos. O objetivo é melhorar a estrutura dessas instituições para que médicos e demais profissionais de saúde possam exercer suas atividades.

Rehuf

O Rehuf foi criado em 2010 para melhorar a gestão hospitalar, a compra de equipamentos e o financiamento de obras nas unidades. Além de contribuir para a modernização dos hospitais, o programa visa à melhoria das condições de ensino para os alunos da área da saúde.

Os recursos do Rehuf beneficiam a 45 hospitais universitários localizadas em 30 cidades do País, sendo 21 capitais.