Medicina Veterinária da Ufal investe na qualidade do ensino e exporta talentos

Resultado disso é a aprovação de Juliana de Oliveira Bernardo no mestrado da Unesp, considerada referência na América Latina

Juliana Bernardo realiza o sonho de fazer a pós universidade considerada mais estruturada do País na área de Mediciana Veterinária | nothing

Diana Monteiro – jornalista

A ex-aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, Juliana de Oliveira Bernardo, contabiliza mais uma vitória nas suas conquistas acadêmicas. Ela foi aprovada no mestrado da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Campus Botucatu, e considera a realização de um sonho o fato de fazer a pós-graduação em Cirurgia Veterinária, conceituada como a mais estruturada universidade do País nessa área, referência na América Latina.

Juliana disse ter a certeza da boa qualificação para a futura vida acadêmica e pretende voltar para compor o quadro de docentes na instituição alagoana. Até chegar ao mestrado, a ex-aluna teve uma vida acadêmica dinâmica como pesquisadora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti) e é uma das fundadoras do Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), coordenado pelo professor Pierre Escodro, orientador do trabalho de conclusão da graduação.

A pesquisa de Juliana tratou sobre “Coleta automatizada de plasma em equinos, avaliando a recuperação hematimétricas dos cavalos doadores”. Isso significa a implementação de novas soluções para a produção de plasma hiperimune, soros e vacinas. O trabalho foi publicado em revistas científicas como o primeiro procedimento realizado no Brasil, assim como a padronização da técnica.

“O Grupequi foi fundamental para minha aprovação, pela rotina das ações científicas com os animais (cavalos) e dos projetos realizados para ampliação do conhecimento e descobertas na área da pesquisa, agregando a teoria à prática”, frisou Juliana.

Ela destaca ainda o incentivo recebido  do professor Pierre para a elaboração de artigos científicos e publicações, que são importantes  no processo seletivo.  Como aluna da segunda turma da interiorização na Unidade Viçosa, Juliana diz que os desafios foram muitos, mas reconhece o crescimento a cada dia do curso de Medicina Veterinária da Ufal.

O processo seletivo para o mestrado em Botucatu foi constituído de três etapas e, na prova de proficiência em inglês com questões relacionadas à Medicina Veterinária, Juliana Bernardo obteve 10, a nota máxima. A segunda etapa foi a de avaliação do Currículo Lates e a última, a entrevista. “Recebi elogios da banca examinadora pelo número de publicações científicas, fruto da minha atuação como pesquisadora durante a graduação na Ufal”, frisou.

O mestrado na Unesp, Campus de Botucatu, tem início em agosto deste ano e Juliana irá trabalhar com cirurgia vascular em equinos. Segundo ela, uma área ainda pouco pesquisada, mas em expansão na Medicina Equina, que dentro da linha de pesquisa escolhida, será relacionada à trombose venosa periférica.  O professor Carlos Alberto Hussni, do Departamento de Cirurgia de Grandes Animais, de Botucatu, será o orientador de Juliana Bernardo.

Campus Botucatu

Considerada referência no País, a Unesp - Campus Botucatu é dotada de infraestrutura com equipamentos e centro cirúrgico de última geração, o que a coloca como a melhor da América Latina. A instituição possui um Hospital Veterinário dividido em departamentos, havendo a comunicação dos setores por meio de sistema computadorizado, onde cada animal atendido e todo procedimento realizado dentro Hospital é cadastrado (atendimento, solicitação de exames, resultados e diagnóstico).

“O Departamento de Cirurgia de Grandes Animais possui dois centros cirúrgicos, com baia de indução e baias para internamento dos animais. É dotado de uma esteira ergométrica para cavalos, possibilitando-se assim, a estudar a Fisiologia do exercício realizado pelos animais”, informou Juliana Bernardo.