Pós-graduação em História realiza palestra sobre período da Escravidão aos tempos atuais

Evento será dia 15 com o professor Hebe Matos, da Universidade Federal Fluminense e concederá certificado aos participantes.

Diana Monteiro - jornalista

O Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas promove, no próximo dia 15, uma palestra sobre “Novas perspectivas historiográficas: Escravidão, pós-abolição e tempo presente”, proferida pelo professor Hebe Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Será no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), no Campus A.C. Simões, a partir das 15h e concederá certificado de 2 horas aos participantes.

Implantado em 2012, o programa é um dos mais recentes do País e tem como área de concentração Poder, Cultura e Sociedade, centrado em duas linhas de pesquisa: “Estado, Relações de Poder e Movimentos Sociais”; e “Cultura, Representação e Historiografia”. A proposta do programa vem de encontro às mudanças e necessidades historiográficas contemporâneas que são pertinentes à reflexão do conhecimento científico construído dentro e fora do meio acadêmico, buscando dar lugar à produção e investigação sobre a escolhida área de concentração em consonância com a realidade local.

O programa conta com 14 professores permanentes e dois colaboradores distribuídos entre as duas linhas de pesquisa. Os docentes possuem doutorado em História, Letras e Ciência da Informação e prezam pela articulação entre graduação e pós-graduação, por meio dos grupos e laboratórios de pesquisa, bem como dos programas de Pibic, Iniciação Científica, Pibip-Ação e Odé-Ayé.

Mais informações sobre a palestra e o mestrado pelo telefone (82) 3214-1340 e e-mail: ufal.ppgh@gmail.com.