Ufal abre muro para escoar águas do Sistema Penitenciário

Medida tenta amenizar situação dos presídios, inundados com as últimas chuvas; água chegou a alcançar meio metro de altura

Águas atingiram 50 cm dentro do complexo penitenciário | nothing
Águas atingiram 50 cm dentro do complexo penitenciário

Jhonathan Pino - jornalista

Atendendo ao apelo do Sistema Penitenciário do Estado, a Universidade Federal de Alagoas autorizou a perfuração em dois locais do muro que separa os presídios da instituição. Com a medida, foi possível fazer o escoamento da água acumulada no canal hidrofluvial do complexo penitenciário, após as fortes chuvas desta quarta-feira, 3.

De acordo com o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, as modificações foram acompanhadas por professores e pela equipe técnica da universidade para que as águas não atingissem as instalações do Centro de Tecnologia (Ctec) e do Curso de Comunicação Social (COS). “A água está sendo desviada até o canal no ICHCA [Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes], onde há uma equipe da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura] acompanhando o seu escoamento para o açude do Tabuleiro”, relatou Pedrosa.

Apesar do procedimento não representar perigo para as instalações da Ufal, as atividades foram suspensas nesta quarta-feira no Ctec e no COS como forma de evitar qualquer sensação de pânico entre professores e alunos.

A gerente do Núcleo de Obras e Infraestrutura da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), Mônica Albuquerque, relata que essa iniciativa é emergencial. “Os reeducandos estão sofrendo com as águas que invadiram as instalações de todo o presídio, que, no momento, atingem meio metro de altura”, disse.