Ufal adota padrão de normalização de trabalhos acadêmicos

Guia de normalização bibliográfica foi elaborado pelo setor de Metodologia Científica do Ichca e pela Biblioteca Central


- Atualizado em
Grupo de trabalho que iniciou a elaboração do manual
Grupo de trabalho que iniciou a elaboração do manual

Lenilda Luna - jornalista 

Depois de dois anos de trabalho minucioso, a equipe formada por Enildo Marinho Guedes, do Ichca, Lívia Aparecida Ferreira Lenzi, Helena Cristina Pimentel do Vale e Iuri Rocio Franco Rizzi, de Biblioteconomia, concluiu um trabalho que agora será referência para a elaboração de trabalhos científicos na universidade. O Padrão Ufal de Normalização contou com o layout do diagramador Alan Fagner Ferreira e já está disponível no site de Biblioteconomia (link no fim desta matéria). “A intenção não é engessar os TCCs e outros trabalhos acadêmicos, que obedecem aos critérios estabelecidos em cada área de conhecimento, mas é preciso ter um padrão, ainda que ele seja dinâmico, aberto as mudanças e correções”, explicou Enildo Marinho, quando foram iniciados os trabalhos. 

Segundo os professores de Biblioteconomia Iuri Rocio Franco Rizzi e Lívia Aparecida Ferreira Lenzi o guia foi baseado nas diretrizes da Associação de Normas Técnicas (ABNT) e é de fácil consulta, pode ser acessado on-line e reproduzido livremente para ser distribuído entre os estudantes. "Vale ressaltar que, mais do que memorizar as regras de normalização, é importante que o graduando saiba consultar o manual e resolver suas dúvidas, quando estiver elaborando seus relatórios de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso", destacam os professores. 

Os organizadores do trabalho ressaltam ainda que o material será atualizado a partir das colaborações da comunidade acadêmica. "Por fim, é preciso dizer que não consideramos este manual concluído. Ele será colocado à disposição da comunidade acadêmica da Ufal e esperamos receber sugestões e críticas para melhorias e adaptações para as próximas atualizações. Acreditamos que este documento pode ser uma importante ferramenta para que a nossa universidade continue ampliando e melhorando seus trabalhos acadêmicos", destacaram os organizadores na introdução do manual. 

Consulte o Padrão Ufal de Normalização aqui.