Viagens de ônibus têm horários ampliados para o campus

Medida da SMTT visa melhorar o serviço de transporte, com base em solicitações feitas pela comunidade acadêmica de Maceió

A linha Ufal / Ponta Verde leva estudantes ao terminal integrado da Colina dos Eucaliptos, onde têm ônibus para Rio Novo, Fernão Velho e adjacências | nothing

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo com informações da Ascom SMTT

Quem utiliza o transporte público da capital para se locomover até a Universidade Federal de Alagoas deve ficar atento às novidades promovidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Algumas linhas que dão acesso ao Campus A.C. Simões, em Maceió, ganharam um aumento na frota e passaram a ter seus horários estendidos, atendendo uma reivindicação antiga dos universitários.

Segundo o diretor operacional da SMTT, Jorge Bezerra, as alterações foram feitas com base em solicitações da comunidade, representada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que possui representação no Conselho Municipal de Trânsito. Além disso, as ações tem como objetivo resolver o problema de mobilidade e melhorar ainda mais o serviço de transporte ofertado para a comunidade acadêmica.

Com a ampliação dos horários, a solicitação dos estudantes que têm aulas à noite na Ufal foi atendido. Em muitos casos, por exemplo, os professores terminavam as aulas mais cedo para que os alunos não perdessem os ônibus, ou seja, podemos dizer que esse problema está sendo solucionado”, afirmou Jorge Bezerra.

Confira as novidades

Os usuários da empresa Cidade de Maceió devem ficar atentos: a linha 049 – Eustáquio Gomes / Centro ganhou mais uma viagem com saída do terminal do conjunto às 22h e a linha 706 – Eustáquio Gomes / Ponta Verde, agora, também tem mais um ônibus saindo às 22h30. Já a linha 230 – Forene / Trapiche (Via Poço) também teve um acréscimo na viagem, saindo do terminal do conjunto às 22h20.

O percurso da linha 903 – Benedito Bentes / Eustáquio Gomes, da empresa Piedade, também sofreu uma leve alteração: agora o coletivo sai da universidade e passa pelo Santos Dumont e Forene, mantendo seu atual percurso pelos conjuntos Village Campestre I e II e Graciliano Ramos, de onde parte para o complexo Benedito Bentes. Além disso, sua última viagem, saindo do terminal do Ben. Bentes, vem sendo às 22h.

A linha 906 – Trapiche / Ufal, da empresa Veleiro, não ficou de fora e ganhou mais três, subindo de seis para nove ônibus em sua frota.

Aos moradores de Rio Novo, Fernão Velho e adjacências, Jorge Bezerra explica que a linha 711 – Ufal / Ponta Verde (Via Shopping) sai diretamente do Campus A.C. Simões (a última viagem, inclusive, se dá às 22h40) rumo ao terminal integrado do conjunto Colina dos Eucaliptos, onde existem ônibus disponíveis aos bairros listados. “No terminal, temos coletivos para o Fernão Velho e Rio Novo, o que é uma preocupação a menos para quem reside lá”, salientou o diretor.

A linha 604 – Ufal / Ipioca, por sua vez, continua com suas sete viagens saindo diretamente do Campus A.C. Simões e sua última viagem se dá às 22h30. Já durante o final de semana, o coletivo sai do terminal do conjunto Eust. Gomes rumo ao litoral norte da cidade.

Além das alterações na linhas de ônibus, outra novidade promovida pela SMTT foi a melhoria na estrutura do ponto de ônibus localizado em frente ao campus, na BR-104. O novo abrigo, agora, possui 15 metros de comprimento, iluminação adequada e garante a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Para obter mais informações, os passageiros podem entrar em contato com a Coordenação de Programação de Coletivos (Coprog), por meio do telefone (82) 3315-4324.