Campus do Sertão contribui com formação dos professores em Santana do Ipanema

A adesão ao Programa Mais Escola já melhorou os índices da educação em algumas escolas

Professor Rodrigo Pereira ministrando o curso | nothing
Professor Rodrigo Pereira ministrando o curso

Lenilda Luna - jornalista

A iniciativa do Governo Federal de investir na capacitação dos professores da rede pública de ensino, por meio do Programa Mais Educação, conta com o apoio do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Na última quarta-feira, 14, foi realizado o minicurso ministrado pelo professor Rodrigo Pereira, do curso de Letras.

Com o objetivo de abordar o tema Prática, Planejamento e Avaliação pedagógicas, monitores, professores e coordenadores pedagógicos da região da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino estiveram reunidos no auditório da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva. Participaram 17 educadores da rede estadual e 89 da rede municipal, que vieram de municípios como Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores, Dois Riachos e Santana do Ipanema.

Segundo a técnica da unidade de Apoio Pedagógico da 6ª CRE, professora Dartaane Brandão, os professores precisam estar preparados para cumprir as novas metas da educação. "A perspectiva é proporcionar formação e atenção integral às crianças, adolescentes e jovens. Por isso, os monitores do Programa precisam se preparar em relação a temas que norteiam o fazer pedagógico", destaca educadora.

O Programa Mais Educação no município de Santana do Ipanema foi iniciado em 2010, com a Escola Estadual Professor Aluísio Ernandes Brandão, que já colheu frutos desta adesão, como o  aumento do índice do IDEB; diminuição da indisciplina; maior frequência em sala de aula. No final do evento, aconteceu a apresentação do coral mirim da Escola Estadual Professora Ana Maria Teodósio, localizada no Quandu, zona rural do município de Poço das Trincheiras.