Congresso reunirá pesquisadores das engenharias, estudantes e técnicos de indústrias

Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados será realizado em Maceió, de 20 a 23 de outubro


- Atualizado em
Lassop entrou em funcionamento em março de 2004
Lassop entrou em funcionamento em março de 2004

Lenilda Luna - jornalista 

O Laboratório de Sistema de Separação e Otimização de Processos (Lassop) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Cetec/Ufal) tem quase dez anos de funcionamento e, este ano, pela primeira vez terá a missão de organizar o Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, que será realizado de 20 a 23 de outubro deste ano, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). O evento será gratuito e abrange a participação de alunos, pesquisadores e técnicos de indústrias e arranjos produtivos locais.

A abertura do Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados será no Hotel Ponta Verde e as demais atividades serão realizadas na Fits. A Comissão organizadora é coordenada pela professora Sandra Helena e pelo professor João Inácio Soletti. "Para nós é um desafio encarado com entusiasmo. Poucas vezes esse evento foi realizado na região Nordeste e agora temos a honra de sediá-lo. Vamos convidar palestrantes de fora, mas valorizar bastante o conhecimento desenvolvido por pesquisadores e técnicos do Estado", destaca Sandra Helena. 

O congresso é referência nacional para divulgação de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e atrai profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de Engenharia Química, de Alimentos, Agronômica, Mecânica, de Petróleo, Agrícola, Civil e Metalúrgica, além da Física, Química e Matemática. O principal motivo dessa interdisciplinaridade é que os sistemas particulados são utilizados em vários setores da indústria e nos laboratórios das várias engenharias. 

Diante dessa vasta aplicação, a professora Sandra Helena, com experiência na área de energia, ressalta a importância de convocar não só pesquisadores e especialistas da área, mas também os técnicos que atuam nas indústrias e nos arranjos produtivos do Leite, do Plástico, do Coco e outros segmentos. "Vai ser uma oportunidade de capacitação de mão de obra. Queremos fazer um congresso para os doutores na área, mas também para os estudantes de nível médio e superior e para os industriários que estão no dia a dia das fábricas", destaca a coordenadora. 

Outro grande atrativo do evento são as inscrições gratuitas. "Temos patrocinadores como a Braskem, Senai, Capes, CNPq, que possibilitam realizar esse importante encontro de divulgação científica e tecnológica, sem a cobrança de taxas. Já temos mais de 500 inscritos e foram aprovados cerca de 350 resumos de trabalhos, que serão selecionados para apresentação", comemora a organizadora.  

Entre as palestras já confirmadas estão: "Análise de Caos em Sistemas Fluidizados", com Marco Aurélio Cremasco, professor titular em Engenharia Química e livre docente em Fundamentos de Transferência de Massa, que tem pós-doutorado em Engenharia química pela Purdue University - EUA; e "Avaliação do Escoamento de Fluido Não-Newtoniano e Determinação de Suas Propriedades", de Cláudia Míriam Scheid, professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Também serão realizados vários minicursos, como: "Agitação e Mistura com Suspensão de Sólidos", ministrado pelo professor José Roberto Nunhez, da Universidade Estadual de Campinas, com doutorado (Phd) em Engenharia Química pela Leeds University, na Inglaterra; e "Modelagem do Escoamento de Fluidos e Partículas em Meios Porosos: Teoria e Aplicações", do professor Luís Américo Calçada, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ. 

As inscrições devem ser feitas pela internet e serão encerradas no dia 4 de outubro. A programação completa e outras informações sobre o Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados podem ser conferidas aqui

Veja aqui mais informações sobre o Lassop.