Curso de Geografia do Campus do Sertão promove atividades em escola de Delmiro Gouveia
A iniciativa é uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência na área de extensão cultural e teve como alvo o Povoado Jardim Cordeiro, em Delmiro Gouveia
- Atualizado em
Diana Monteiro - Jornalista
Debate centralizado sobre a cultura do semiárido e as tradições culturais e históricas no Povoado Jardim Cordeiro foi promovido no sábado 17, por alunos do curso de Geografia do Campus do Sertão em parceria com a comunidade da Escola Municipal Dr. José Correia Filho, localizada no Povoado Jardim Cordeiro, município de Delmiro Gouveia a 300 quilômetros da capital.
A atividade de extensão cultural é uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibid) de Geografia e Identidade cultural e territorial no Sertão, coordenado pelo professor Kleber Costa. Além de exposição de trabalhos dos 10 estudantes bolsistas do programa, a dança nordestina realizada por estudantes do ensino fundamental e a exposição de peças do artesanato local, integraram a programação que mobilizou a comunidade escolar e do povoado.
O professor Kleber Costa destaca que o segundo momento da atividade, inspirado na obra do antropólogo Darcy Ribeiro, houve o debate centrado na cultura regional e as tradições culturais e históricas do Povoado Jardim Cordeiro com a finalidade de instigar o relato de moradores mais antigos e a participação da comunidade.
A Escola Municipal Dr. José Correia Filho, no povoado Jardim Cordeiro está situada no extremo Oeste do estado de Alagoas, a poucos metros da fronteira com a cidade de Paulo Afonso-BA. Devido à localização geográfica, o povoado é considerado um bom lugar de apreciação de temas relacionados às ciências geográficas, em especial os concernentes à identidade territorial e cultural.
O professor Kleber Costa enfatiza que os vínculos culturais, econômicos e sociais do povoado alagoano com a cidade baiana de Paulo Afonso tornam questões em foco fundamentais para a compreensão da sua geografia, dos usos do espaço e da percepção dos residentes no que toca às relações com a localidade e com a região.
Essa realidade possibilita o tratamento do ensino de Geografia e da produção do conhecimento na graduação que se soma à formação teórica e prática no Curso de Graduação em Geografia. “Isso permite a aproximação dos participantes em um processo amplo de formação cultural atenta aos característicos regionais (natureza e cultura) como centrais para pensarem pedagogicamente as suas atuações futuras enquanto profissionais produtores de análises críticas da realidade espacial e do ensino de suas geografias”, frisa Kleber Costa.
Pibid e semiárido
O Pibid de Geografia conta também com colaboradores para a promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na iniciação na iniciação à docência e na produção do conhecimento geográfico sobre a região sertaneja. “Os bolsistas são levados a refletir sobre espaços, territórios e lugares no Sertão de Alagoas, bem como sobre recursos pedagógicos alternativos ao ensino de geografia no contexto do semiárido, por meio de projetos individuais e coletivos e interagindo com o ambiente da escola em um processo amplo de formação em licenciatura”, frisa Kleber Costa.
O coordenador complementa que projetos na área já foram apresentados em alguns eventos tais como o “I Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas (I EGSA)”, em maio, em Delmiro Gouveia-AL, e em julho, na “65ª Reunião Anual da SBPC”, sediada no Recife. “ As ações promovidas visam o estreitamento do diálogo entre estudantes e o ambiente da escola, a comunidade e os lugares segundo suas múltiplas possibilidades de análise físico-natural e humano-cultural”, enfatizou Kleber Costa.