Estudante participará do Congresso Internacional de Ensino da Matemática

Evento será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro no Rio Grande do Sul


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A estudante Elisabete Pereira Fernandes vai representar a Ufal na 6ª Edição do Congresso Internacional de Ensino da Matemática | nothing
A estudante Elisabete Pereira Fernandes vai representar a Ufal na 6ª Edição do Congresso Internacional de Ensino da Matemática

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Com o trabalho “Ensinar e aprender Matemática por meio da resolução de problemas: relatos de experiências do Pibid na escola pública”, Elisabete Pereira Fernandes irá representar a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na 6ª edição do Congresso Internacional de Ensino da Matemática. A estudante apresentará seu trabalho no evento, que será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no Rio Grande do Sul.

Elisabete, aluna do curso de licenciatura em Pedagogia, atua como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e desenvolveu sua experiência pedagógica na Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha, no Cepa, por meio do subprojeto “Melhorando a Qualidade da Educação no Ensino Fundamental em Escolas da Rede Pública”, que conta com a coordenação da professora Sandra Regina Paz.

O objetivo principal consiste em ampliar a formação inicial dos bolsistas de pedagogia, possibilitando uma vivência no ambiente escolar, sobretudo da prática docente de forma sistemática e orientada, dando ênfase aos estudos da Língua Portuguesa e da Matemática, já que os índices dessas disciplinas têm apontado comprometimento nos processos de aprendizagem dos alunos dos anos inicias, que têm apresentado baixíssimos indicadores em avaliações nacionais (Prova Brasil) e internacionais (PISA)”, disse a professora.

Contudo, a vivência e atuação na escola pública levam à conclusão de que realizar intervenções didáticas sistematizadas é possível modificar essa realidade, além de desenvolver nos alunos autonomia na leitura e interpretação de problemas aditivos e fazer com que eles consigam ampliar a capacidade de percepção das relações conceituais presentes nos problemas”, complementou.

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