HU constrói Carta de Serviços para melhorar qualidade da gestão e ampliar participação pública

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) passou a funcionar este mês como piloto em uma das primeiras ações da Comissão de Desburocratização da Ufal


- Atualizado em
Kléber, Dayseanne e Bruno integram a Comissão de Desburocratização da Ufal
Kléber, Dayseanne e Bruno integram a Comissão de Desburocratização da Ufal

Ascom HU

A partir do Setor de Contratos, o hospital começa a construir sua Carta de Serviços ao Cidadão, um documento que busca facilitar e ampliar o acesso do cidadão aos serviços da instituição e estimular sua participação no monitoramento do setor público, promovendo, dessa forma, a melhoria da qualidade do atendimento prestado. Segundo explica o presidente da Comissão, Bruno Morais, todos os setores do hospital devem elaborar sua Carta de Serviços, um exigência prevista em várias leis, inclusive na Lei de Acesso à Informação Pública (nº 12.527/2011). 

A Carta de Serviços já é uma prática de sucesso em diversas organizações públicas de outros países, como Espanha, Itália e Noruega. Ela informa ao cidadão quais são os serviços prestados pelo setor, como acessar esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. Na avaliação do administrador Kleber Santos, o documento dá ao cidadão a dimensão real do que o órgão faz, cria um relacionamento transparente entre a instituição pública e o cidadão usuário e permite que a sociedade fiscalize e controle os serviços da instituição por meio da avaliação. 

A Comissão de Desburocratização da Ufal orienta e presta consultoria para a elaboração da Carta de Serviços, entre outros instrumentos previstos no Gespública e que serão implantados paulatinamente no âmbito da Ufal para melhorar a gestão, tornando a instituição mais eficiente na administração dos recursos públicos e muito mais voltada para o atendimento às demandas da sociedade do que para os seus processos internos. 

Participam da Comissão, como voluntários, os servidores da Ufal Bruno Morais (Progep), Dayseanne Costa Teixeira (Famed), Kleber Santos (HUPAA), Jarman Aderico (Proginst), Donizette Calheiros (Edufal), Renata Gomes (Sinfra) e Diego da Guia (ICBS). Mais informações podem ser obtidas através do e-mailnucleoadmufal@gmail.com.