Núcleo Infantil valoriza as diferentes constituições familiares

Projeto integra crianças e pais que formam famílias com características e criações inerentes


- Atualizado em 06/05/2024 18h21
Pais e filhos interagiram em atividade
Pais e filhos interagiram em atividade

Manuella Soares - Jornalista

No Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas as crianças aprendem desde cedo que cada família é diferente. Mas aceitar, respeitar e conviver com elas é um projeto institucional que tem dado bons resultados! Para comemorar o Dia Nacional da Educação Infantil, o NDI preparou uma manhã de atividades para integrar as famílias. O evento aconteceu na última quinta-feira, 22, no Ginásio de Esportes do campus.

Nós reconhecemos e valorizamos as distintas constituições familiares. É comum que as escolas tenham datas comemorativas como dia dos pais e dia das mães, mas a gente tem tentado construir a cultura de que a valorização da família precisa acontecer todos os dias”, ressaltou Andreza Fabrícia, diretora do NDI.

Crianças e pais foram convidados a ilustrar através de desenhos, rabiscos ou palavras, a representação da própria família. A imaginação ganhou sentido e os lápis de cor foram conduzidos pela criatividade. Os grandes painéis montados, por várias mãos, simbolizaram diferentes relações entre pais e filhos. As histórias contadas nos inocentes desenhos, traduziam casos cada vez mais comuns, como o da servidora Glécia Ramos, que, após o divórcio, cria as três filhas sozinha.

A gente sempre sente que falta alguma coisa, mas é compensado com a presença dos avós, do tio... Não deixa de ser uma situação difícil, mas é bem gratificante porque eu me sinto mais guerreira”, enalteceu Glécia. As filhas, de 2, 3 e 5 anos, convivem diariamente com coleguinhas na mesma situação, filhos de pais separados, ou com histórias diferentes, de pais casados, pais homossexuais, pais com algum tipo de necessidade especial. De acordo com a diretora Andreza, a proposta do Núcleo de Desenvolvimento Infantil é respeitar essas diversidades.

A professora Ruslane Bião aprova esse modelo educacional e diz que o papel realizado pelo NDI tem ajudado a construir novas perspectivas no posicionamento dela, enquanto mãe, sem a presença diária do pai. “Essa relação tem sido muito importante para o desenvolvimento psicossocial do meu filho. Primeiro, porque eu já consegui observar muitos avanços no comportamento dele, no aprendizado e, a creche, com toda sua estrutura, com todos os aspectos peculiares de cada criança, de cada família, é uma extensão da nossa casa”, destacou.

Marília, de 4 anos, desenhou um coração onde escreveu “papai”, junto ao nome. Para ela, o herói do dia estava lá, interagindo. Mas, Alterman Rocha, o “papai” orgulhoso, disse que momentos como este, também são compartilhados com a mãe, que constitui a tradicional família nuclear, formada por pai, mãe e irmãos. O advogado entende que esse não é o padrão e, que, o projeto do NDI é um grande avanço na formação infantil. “Nós somos uma família tradicional, com formação religiosa, mas acredito que tem que haver, sim, uma integração, tem que respeitar todo tipo de família”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.