Projeto de docente está entre os dez selecionados no País para pós-doutorado na Suécia
Ufal foi contemplada com a seleção do projeto do professor Pablo Viana, da Feac
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
A Universidade Federal de Alagoas é uma das instituições contempladas na segunda chamada do Programa Ciência sem Fronteiras com bolsa de estudo para a Universidade de Linkoping, na Suécia para a área de inovação tecnológica. O projeto do professor Pablo Viana da Silva, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (Feac), está entre os dez selecionados, das 26 universidades e instituições de nove diferentes estados da Federação.
O projeto para o pós-doutorado do professor Pablo Viana, a partir de janeiro de 2014, trata sobre “Defesa, Aeronáutica e Segurança”. Ele informa que os 48 projetos inscritos para a seleção foram analisados durante dois meses pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e pela Saad AB (empresa criadora de Sistemas de Defesa Aeroespacial, sediada na Suécia). Ao fim da chamada, 31 propostas foram aplicadas oficialmente na plataforma Carlos Chagas, e destas, dez foram as propostas vencedoras.
“A Universidade de Linkoping é um dos centros de estudo de referência mundial na área de inovação tecnológica”, enfatiza o pesquisador. Sobre o seu projeto, ele destaca que está em consonância com a realidade brasileira. “O Brasil está passando por uma reestruturação da Defesa Nacional por causa dos grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas, e tem se empenhado para garantir sua soberania nessa importante área”, frisa Pablo, docente da disciplina de Gestão Tecnológica, que contempla vários cursos de graduação da Ufal.
Está programada para o fim de 2013 a terceira chamada do Programa Ciência sem Fronteiras para inscrição de projetos com a mesma finalidade. A chamada envolve também o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
CISB e Saad
O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) é sediado em São Bernardo do Campo e foi criado pela Saab (empresa baseada na Suécia) em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre os citados países, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesses de todo o mundo.
A Saab por ser uma empresa de alta tecnologia, especialista em defesa e segurança civil e miliar, tem trabalhado em parceria com seus clientes para entregar soluções de classe mundial, com o objetivo de proteger o ativo mais importante de uma nação: sua soberania. A Saab vem atuando, por mais de 75 anos, no mercado global a partir de seus escritórios localizados em várias partes do mundo.