Três polos da Universidade Aberta do Brasil recebem nota máxima da Capes

São José da Lage, Olho d’Água das Flores e Maceió podem ofertar cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização já em 2014

Roberta Araújo – jornalista

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu nota máxima aos polos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que funcionam nas cidades de São José da Laje, Olho d’Água das Flores e Maceió. A avaliação foi realizada em maio deste ano, após visitas dos avaliadores designados pelo Ministério da Educação (MEC). Com essa nota, os polos estão aptos sem pendências a ofertar cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) já a partir de 2014.

Segundo o coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal), Carloney Alves, os polos já foram avaliados em outros momentos, mas estavam aptos com pendências. “Com esse resultado, eles estão totalmente aptos, pois foram realizadas todas as adequações de infraestrutura, tecnologia e de recursos humanos, bem como a existência de toda a documentação solicitada até o momento”, disse. Agora, esses polos podem ofertar cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. “Ainda não foram listados os cursos que serão ofertados nesses polos em 2014, mas, através da articulação, já temos algumas previsões”, concluiu Carloney.

Para atingir a nota máxima, a Cied contou com a participação ativa do trabalho dos prefeitos, secretários de Educação e demais pessoas envolvidas no processo de expansão e consolidação da EAD em Alagoas. “Obrigado aos coordenadores de curso e de tutoria e sua equipe, pela atenção que sempre têm nos dado, ao apoio da Prefeitura Municipal de Olho d'Água das Flores, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Administração, tutores e funcionários. Juntos, lutamos e corremos em busca de uma mesma conquista. Então, todos nós somos vitoriosos e estamos de parabéns”, comemora José Rubens Alves Pereira, coordenador do Polo UAB de Olho d'Água das Flores.

A Cied agora aguarda os resultados da avaliação nos polos dos municípios de Delmiro Gouveia e Boca da Mata.