Cultura popular na época das fábricas de tecido é tema do “Munguzá”
Será nesta sexta-feira, dia 20, às 19h; entrada é franca.
- Atualizado em
Jacqueline Batista - jornalista colaboradora
Nesta sexta-feira, dia 20, às 19h, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) realiza o “Munguzá Cultural”, intitulado "Vilas Operárias e Cultura Popular em Alagoas”, com o historiador Golbery Luiz Lessa e Douglas Apratto Tenório, historiador e vice-reitor do Centro Universitário Cesmac.
O tema do Munguzá também é abordado no livro “O Ciclo do Algodão e as Vilas Operárias”, editado pela Edufal e patrocinado pelo Sebrae/AL. De autoria dos palestrantes, a publicação foi lançada no último dia 12, na Associação Comercial de Maceió. O livro mostra a importância da indústria têxtil na história econômica de Alagoas, sua influência na formação de núcleos urbanos, nas relações de trabalho e na cultura operária local.
Sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Bruno Cesar Cavalcanti, o “Munguzá Cultural” faz parte do programa “Museu em Movimento”. O evento acontece todos os meses no MTB, trazendo assuntos relacionados à cultura popular. Na ocasião, um munguzá é servido aos participantes.
A entrada é franca. Mais informações pelos telefones 3214-1716 e 3214-1710.