Espaço de Leitura instalado no Campus do Sertão recebe nome de poeta delmirense
O homenageado é o poeta Severino de Souza Neto e o espaço é uma ação do Pibid do curso de Letras
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
Ao adotar a cidade de Delmiro Gouveia para fixar residência e de inspiração para a sua produção poética, o paraibano Severino de Souza Neto não imaginou que seu talento viesse a despertar o interesse para a elaboração de projetos destinados ao aprofundamento do conhecimento em leitura e produção de texto e contribuísse com a formação cultural e acadêmica de alunos da região sertaneja do Estado de Alagoas.
No dia 3 de setembro, a comunidade acadêmica do curso de Letras do Campus do Sertão, por meio do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (Pibid), fez ao poeta uma justa homenagem: inaugurou na sede Delmiro Gouveia o Espaço de Leitura Severino Neto, criada para desenvolver atividades de leitura e produção de texto, sob a responsabilidade de alunos bolsistas, tendo como público alvo estudantes do ensino médio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva.
A cerimônia de inauguração contemplou também à culminância de projetos aplicados em 2012 na escola, havendo ainda na oportunidade, a publicação do jornal Diário da Pedra. O jornal é resultante da produção textual e integra o projeto didático desenvolvido por alunos do ensino médio. Na oportunidade, os estudantes receberam do poeta Severino Neto um livro autografado.
O evento foi prestigiado por familiares do homenageado, comunidade acadêmica do curso de Letras e vice-diretora da Escola Watson Clementino, professora Aline Noia. Presente também à cerimônia, a equipe de imprensa do Minuto do Sertão.
“O poeta Severino Neto é certificado como Promotor de Práticas de Letramento (s), uma vez que alguns dos seus poemas despertaram a produção artístico-literário dos alunos do ensino médio, como atividade de outro projeto didático “Saboreando os sabores do Sertão”. Neste projeto foram escritos poemas e pintadas telas sobre a temática dessa região alagoana”, destacou o professor Thiago Trindade Matias.
O subprojeto do Pibid–Letras é financiado pela Capes e desenvolve desde 2011, na Escola Watson Clementino, atividades que visam à formação docente de seus bolsistas/colaboradores e à promoção de práticas de letramento(s). As práticas têm como objetivo garantir a formação dos estudantes da escola como cidadãos poliglotas em sua língua materna.