Expofísica estimula os alunos do ensino médio a compreender na prática os conceitos da Física

Até sexta-feira, estudantes de 23 escolas públicas e privadas devem visitar os estandes no Instituto de Física


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A Física da música
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Lenilda Luna - jornalista 

Você já teve vontade de entender como funciona o cinema em três dimensões? Ou o que é na prática a conservação do movimento linear? Ou porque o seu cabelo arrepia quando você se aproxima muito da TV? Pois é, para estudantes do ensino médio, que vivem às voltas com fórmulas e conceitos, ter como visualizar as aplicações práticas da Física é um grande estimulo para os estudos. 

É essa necessidade didática que motiva a realização da Expofísica, no Instituto de Física da Ufal, todos os anos. "É uma forma de divulgar a Física, mostrar a importância prática desses conceitos, de desmistificar a disciplina, vista como um 'bicho-papão' entre os alunos, e é ainda uma oportunidade importante para que eles tenham acesso à conhecimentos que deveriam ser repassados nas escolas, mas nem sempre há tempo ou condições para isso", destaca a coordenadora da Expofísica, professora Maria Tereza de Araújo. 

A Expofísica 2013 começou na manhã desta quarta-feira, 25, e prossegue até sexta-feira, 27.  A atividade tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e é realizada em parceria com a Usina Ciência. As escolas fizeram um agendamento prévio e a estimativa é que cerca de 2 mil alunos visitem os estandes nos três dias do evento. Além de Maceió, estudantes de  Coruripe, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Arapiraca, União dos Palmares, Arapiraca e até Paulo Afonso, na Bahia, estão agendados. 

O professor de Física da Escola Estadual Padre Cabral, que fica em Fernão Velho, Maceió, trouxe um grupo de alunos. "Acompanhar os experimentos contribui para que os alunos quebrem esse paradigma de que Física é só cálculo. Eles podem ver como surgem as fórmulas, onde a Física é aplicada no cotidiano, isso aproxima o conhecimento teórico da realidade deles, descomplica", destacou o professor. 

A aluna Yasmim Nunes concorda com o professor. Para ela, a Física sempre pareceu uma disciplina complicada, mas ao observar alguns experimentos ficou mais disposta a estudar. "Dá para entender que é um conhecimento acessível, sobre situações do nosso dia a dia. Isso vai me ajudar a entender os cálculos. Contribui até para o Enem, porque podemos compreender de forma lógica e não apenas decorando fórmulas", disse a estudante da Escola Padre Cabral. 

Mariana Cavalcante, do 2º ano da Escola Monteiro Lobato também visitou a Expofísica pela primeira vez e ficou entusiasmada. "Aulas práticas nos ajudam da despertar o interesse para os conteúdos", declarou ela. O Coordenador disciplinar da Escola Monteiro Lobato, Isaías Veras, estava observando essa disposição nos estudantes. "Atividades assim ampliam os horizontes desses alunos. A disciplina deixa de ser uma obrigação a ser cumprida para ter uma característica lúdica, que desperta a curiosidade", ressaltou o educador. 

Ainda pela manhã, chegaram os alunos da Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, de Coruripe. Depois da longa viagem de ônibus, eles estavam ansiosos. "É a primeira vez que participo e não sei bem o que vou encontrar. Mas já é muito bom sair da rotina da sala de aula, conhecer a Ufal e acompanhar experimentos sobre a disciplina", disse Felipe dos Santos Souza, estudante do 3º ano. O colega de sala dele, Lucas Amauri, complementou. "Na nossa escola temos laboratório, mas são poucas as oportunidade de ter uma experiência assim", ressaltou o estudante. 

A Expofísica ajuda a despertar o interesse dos alunos pela disciplina e, algumas vezes, vai além, revela verdadeiros talentos. Foi assim com Breno Monteiro, estudante do 3º período de Física na Ufal e monitor de um dos estandes da Expofísica. "Quando era estudante da escola Nunila Machado, em São Miguel dos Campos, tive a oportunidade de visitar a Expofísica por dois anos seguidos. Fiquei entusiasmado e tive certeza que queria seguir este caminho. Hoje estou aqui na Ufal e pretendo ser professor, para compartilhar com outros jovens o conhecimento que tive a oportunidade de aprender", declarou Breno.