Faculdade de Letras promove Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala
A quarta edição do evento será realizada entre os dias 16 e 24 de outubro no Hotel Maceió Atlantic Suítes
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. O evento é promovido pela Faculdade de Letras (Fale) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas. O evento será realizado entre os dias 16 e 24 de outubro no Hotel Maceió Atlantic Suítes, localizado no bairro da Ponta Verde.
Ainda como parte do evento, será realizada a Escola de Altos Estudos Interfaces Prosódicas, com 9 cursos de 12h, direcionados aos pesquisadores e alunos de pós-graduação em áreas como linguística, fonoaudiologia, processamento de sinais, tecnologia da fala, interação homem-máquina, ensino de língua estrangeira, direito, segurança nacional e pública, comunicação social e etc.
Os cursos têm como objetivo explorar as interfaces entre a prosódia e as diferentes áreas do conhecimento, serão ministrados por pesquisadores renomados internacionalmente e irão contar com tradução simultânea. Além disso, conferem certificados, que poderão ser usados no cômputo de créditos em programas de pós-graduação.
Confira abaixo o tema dos cursos:
- Prosódia e Conversação (Elizabeth Couper-Kuhlen, da Universidade de Helsinki)
- Prosódia e Discurso (Anne Wichmann, da Universidade de Central Lancashire)
- Prosódia Audiovisual na interação Humano-Humano e Humano-Máquina (Marc Swerts, da Universidade de Tilburg)
- Prosódia e Sintaxe (Mariapaola d'Imperio, da Universidade de Aix-Marseille)
- Prosódia e Expressividade (Albert Rilliard, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, França)
- Prosódia e Tipologia (Carlos Gussenhoven, da Universidade de Radboud)
- Prosódia e Direito (Lorna Fadden, da Universidade Simon Fraser)
- Prosódia e Fonoaudiologia (Zuleica Camargo, da Universidade de São Paulo)
- Prosódia e Entoação no Ensino de Língua Estrangeira (inglês, francês e espanhol) no contexto brasileiro (Juan Manuel Sosa, da Universidade Simon Fraser).
Vale reforçar que a 4ª edição do Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala também conta com o apoio da Associação Luso-Brasileira de Ciências da Fala e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelos editais de Programa de Apoio a Eventos no País (Paep) e Escola de Altos Estudos. Para obter outras informações visite o site do evento.