Ufal participa de Simpósio Internacional em Salvador

O evento foi realizado entre os dias 2 e 6 de setembro


- Atualizado em
Ao lado de outros pesquisadores, o professor Gian Carlo durante o Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais, em Salvador
Ao lado de outros pesquisadores, o professor Gian Carlo durante o Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais, em Salvador

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Entre os dias 2 e 6 de setembro, Salvador recebeu a 2ª edição do Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais. O evento contou com a participação de estudantes, pesquisadores e professores em âmbito nacional e internacional. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve representada na figura do professor Gian Carlo de Melo, um dos integrantes do Grupo de Estudos América Colonial (Geac).

No evento, o professor apresentou um trabalho que faz parte de uma pesquisa sobre a presença de africanos em Pernambuco. “Abordei aspectos relacionados aos batismos e o combate aos 'gentilismos' que os africanos poderiam ter trazido de seu país. A ideia é mostrar como o sacramento do batismo servia para 'purificar e doutrinar' estes homens e mulheres”, destacou Gian Carlo.

Para o professor, o evento possibilitou a troca de experiências e o conhecimento das atuais pesquisas desenvolvidas com as temáticas de história colonial e acervos oriundos da atuação inquisitorial no mundo. “Além disso, a presença de historiadores renomados comprovam que o evento caminha para uma consolidação e um espaço de referência na área de História Colonial”, disse Gian Carlo.

O pesquisador aproveitou para destacar que a participação neste simpósio serviu de vitrine para o 5º Encontro Internacional de História Colonial com realização prevista para agosto de 2014. Antes, o Geac está organizando o Encontro Nacional de História da Ufal, que será entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, como parte da programação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Veja outras informações aqui.