Assessoria de Comunicação da Ufal lança Manual de Redação e Estilo

Material busca uniformizar linguagem institucional para profissionais e estudantes da Comunicação


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo destaca trabalho da Ascom e parabeniza equipe | nothing
Reitor Eurico Lôbo destaca trabalho da Ascom e parabeniza equipe

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo 

Após dois anos de trabalho intenso, as jornalistas Simoneide Araújo e Mauricélia Ramos concluem a produção do Manual de Redação e Estilo de Comunicação da Ufal. O material foi lançado na manhã desta sexta-feira, 1, no Cantinho das Ideias, durante a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A publicação tem como objetivo normatizar os textos dos portais da universidade, bem como os que são enviados para a imprensa. 

A obra é fruto de pesquisa e compilação de manuais de referência para o Jornalismo brasileiro e surge como ferramenta de trabalho para profissionais da Assessoria de Comunicação (Ascom) e demais setores que produzem textos institucionais na Ufal. O manual reúne informações sobre procedimentos de rotina, normas de redação jornalística, dicas de escrita na internet e esclarecimentos sobre a Língua Portuguesa. 

Pela segunda vez na coordenação da Ascom, Simoneide Araújo destacou a relevância da publicação. “Esse é o começo de um trabalho contínuo, porque o manual não é estático. Nele, reunimos informações úteis a jornalistas, estudantes e servidores de modo geral. A proposta é uniformizar a linguagem do portal da universidade e dos textos que veiculamos para a imprensa”, explicou. 

 Em 120 páginas, o Manual de Redação e Estilo de Comunicação da Ufal apresenta informações que vão da clipagem a erros comuns do texto jornalístico. A obra também atualiza os leitores sobre as principais mudanças da Língua Portuguesa após a implantação do Novo Acordo Ortográfico. 

Mauricélia Ramos explicou o processo de produção do livro e revelou novos projetos. “Nós compilamos dados de manuais já consagrados e adaptamos ao contexto da universidade. Agora, já temos em vista a publicação de um manual com recomendações sobre uso das redes sociais na gestão pública”, anunciou. 

Exemplares da obra serão distribuídos, gratuitamente, entre gestores e unidades acadêmicas da Ufal, bem como para a imprensa alagoana. O manual também estará disponível no endereço eletrônico da universidade, para que toda a população tenha acesso. 

 Reconhecimento 

O lançamento do Manual de Redação e Estilo de Comunicação da Ufal foi prestigiado e aplaudido por profissionais da imprensa local. Para a jornalista Simone Cavalcante, a iniciativa é importante para a dinâmica da universidade. “Sempre que um documento é lançado para normatizar o trabalho, ele propõe integração. Esse documento, especificamente, permite que os diferentes setores da instituição possam falar a mesma língua”, ressaltou. 

Eurico Lôbo, reitor da Ufal, também esteve presente no lançamento e destacou o trabalho da Ascom na prestação de serviços à sociedade. “Eu parabenizo a Assessoria de Comunicação da universidade pelo trabalho extraordinário que tem feito. A equipe demonstra paixão pelo que faz e isso está refletido na quantidade de elogios que temos recebidos sobre a cobertura da 6ª Bienal”, salientou.