Bienal de Alagoas recebe bibliotecas itinerantes

Ônibus das redes pública e privada incentivam a leitura


- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O salão da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas recebe, de 25 de outubro a 3 de novembro, duas bibliotecas itinerantes alagoanas. A Estação do Saber e o Expresso do Saber são ônibus repletos de livros, brinquedos e atividades educativas. Durante dez dias, as atrações estarão estacionadas no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no Jaraguá, para que o público do evento conheça os acervos que circulam pela capital alagoana o ano inteiro.

Há 15 anos, o Expresso do Saber leva conhecimento para a população carente. Sempre presente na Bienal de Alagoas, a biblioteca itinerante da Organização Arnon de Mello coloca mais de mil livros à disposição dos visitantes. “Nosso projeto engloba ações de estímulo à leitura e acesso à cultura. Para isso, oferecemos brinquedoteca, livros tradicionais e emBraille”, destacou a coordenadora do espaço, Cristina Santos.

Do outro lado, a Estação do Saber é promovida pela Prefeitura de Maceió. No ônibus, o público tem acesso a livros e a computadores. “A Estação resgata a biblioteca volante, que existiu dez anos atrás. Nela, desenvolvemos ações de inclusão digital e de incentivo à cultura. No espaço também acontecem contações de história e doações de livros”, salientou Cristina Rezende Barbosa, coordenadora de bibliotecas do município.

Rodrigo Severiano levou os filhos, Mariana e Júlio, para conhecerem o espaço. “É importante trazê-los para esse tipo de evento e incentivá-los a ler. As bibliotecas itinerantes possibilitam esse contato, porque são lúdicas”, avaliou Severiano.

A 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas prossegue até o dia 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no Jaraguá. Neste ano, a expectativa é de que circulem cerca de 200 mil pessoas pelo evento, que homenageia o entrelaçamento entre Brasil e Portugal. Acompanhe mais novidades em www.edufal.com.br/bienal2013.