Bienal do Livro de Alagoas celebra 30 anos de Edufal

Editora Universitária comanda organização da Bienal e festeja trajetória de sucesso

Stela Lameiras comemora os 30 anos da Edufal com muitas atividades | nothing
Stela Lameiras comemora os 30 anos da Edufal com muitas atividades

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Porta de entrada para o universo das palavras e da academia, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) completa 30 anos neste mês de outubro. A história da Edufal se confunde com os caminhos trilhados pelas instituições de ensino superior do Estado e com a trajetória de grandes pensadores alagoanos. Em 2013, a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas celebra as três décadas de sucesso da principal editora de livros científicos da região.

O maior evento literário e cultural alagoano será o palco da celebração aos 30 anos da Edufal, cujo acervo contabiliza 700 títulos. Neste ano, a previsão é de que a editora lance 45 livros durante a 6ª Bienal de Alagoas, bem como amplie atividades de estímulo à leitura e reúna importantes nomes da literatura nordestina.

Relevância

No Cantinho das Ideias, delicioso café e ambiente acolhedor tornam a editora um dos cartões postais da Ufal. Na livraria, uma oferta de 80 mil títulos das mais diversas áreas revelam a encantadora dinâmica da Edufal. Segundo Stela Lameiras, diretora do órgão, nas prateleiras estão reunidas obras de interesse acadêmico, não financeiro. “Aqui, podemos editar por mérito, sem pensar nos lucros”, salientou Stela.

Responsável pela materialização de ideias e pesquisas, a editora universitária conta com Conselho Editorial criterioso. Dez conselheiros integram o time responsável por atividades normativas e propositivas do órgão. Ao grupo são atribuídas decisões editoriais e deliberações de pareceres sobre aprovação ou reprovação de projetos.

Criação

Na primavera de 1983, floresceu uma das mais promissoras iniciativas da Universidade Federal de Alagoas. No dia 5 de outubro daquele ano, o Estado assolado pela seca encontrou no conhecimento uma fonte para saciar a sede do saber. De lá para cá, a Edufal consolidou sua história e adquiriu reconhecimento em todo o Brasil, devido ao interesse em publicações de obras científicas.

Em 30 anos, a editora desenvolveu ações de aproximação entre a universidade e a comunidade alagoana. Consagrada pelas atividades de estímulo à leitura, a Edufal transformou-se em agente decisivo de projetos de extensão acadêmica. Entre suas missões, as mais importantes: editar e divulgar trabalhos de interesse científico e social. Para isso, o órgão conta com o apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL).

Linha do tempo

Superação não faltou à editora, que surgiu como Órgão Suplementar Imprensa Universitária, na gestão do reitor João Azevedo. Nomeada em 16 de fevereiro de 1983, a professora Maria de Lourdes Azevedo foi a primeira gestora do órgão. Em 5 de outubro do mesmo ano, Portaria do MEC atribuiu ao setor a denominação de Órgão Suplementar Editora Universitária. A nova nomenclatura foi implantada no estatuto da Ufal em 10 de maio de 1984.

Ainda nos primeiros anos da editora alagoana, durante a gestão do reitor Fernando Gama, foi inaugurada a Livraria da Edufal. Na mesma época, o órgão aderiu à Abeu, criada em setembro de 1984. O primeiro Conselho Fiscal da entidade contou com a participação de Maria de Lourdes Azevedo, então diretora da Edufal.

Em seguida, um time de peso comandou a editora e contribuiu com seu fortalecimento. De 1988 a 1995, a Edufal esteve sob a direção do professor Eduardo Magalhães. Logo depois, Leda Almeida conduziu o órgão, no período de 1995 a 1998. No ano seguinte, Eraldo Ferraz assumiu o comando das atividades, até 2003. Depois disso, Sheila Maluf dirigiu o setor por nove anos, de 2003 a 2012. Atualmente, a direção da Edufal está sob a liderança da professora Stela Lameiras, responsável pela criação do novo selo da editora.

Destaques

Ao longo de três décadas, um histórico de inclusão social e incentivo à produção acadêmica transformaram a editora universitária de Alagoas numa das mais prestigiadas do Brasil. Em 2005, a Edufal inovou seu trabalho com a criação do Projeto Braille, dedicado a deficientes visuais. Pioneira no País, a editora já publicou vinte títulos nesse segmento e ampliou as oportunidades para o conhecimento.

O fomento à cultura também norteia as ações da Edufal, responsável pela organização da Bienal Internacional de Alagoas. Em 2011, a quinta edição da festa literária contou com a participação de 300 editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior. Para 2013, a expectativa é de que 200 mil pessoas circulem pelo local e que 22 mil títulos sejam lançados no evento, de 25 de outubro a 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Conheça mais da Edufal.