Campus do Sertão realiza exposição para reforçar ensino em História
A atividade integra a segunda avaliação bimestral do curso de formação de professores na disciplina
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Diana Monteiro – jornalista
“O Lúdico no Ensino de História Medieval e Antiga” é o nome da exposição realizada na quinta-feira, 11 de outubro, no Campus do Sertão, sede Delmiro Gouveia. O evento corresponde à última atividade da segunda avaliação bimestral desse semestre letivo e objetiva promover um momento de avaliação e socialização das atividades realizadas nas disciplinas de História Antiga e Medieval ministradas pelo professor do curso de licenciatura, Gustavo Gomes, no curso de formação de professores de História.
Como se trata de um curso de formação de professores, ele enfatiza que a ideia foi realizar diferentes experiências formativas para professores/historiadores articulando teoria e prática; rigor científico e criatividade artística; dimensões éticas e estéticas para se fomentar um ensino de História crítico, aberto e significativo às diferentes realidades escolares do sertão.
“Não é fácil discutir História Antiga e Medieval na educação básica. Enquanto intelectuais, devemos nos embasar e criar novas formas de atuação no mundo em que vivemos. Não nos preocupamos apenas com a atuação dos professores de história no mercado de trabalho, mas no compromisso político que seus conteúdos e formas assumirão quando formados pela Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou Gustavo Gomes.
Há uma preocupação em democratizar os temas e os discursos, as memórias e as identidades, os materiais e os métodos de se estudar História Antiga e Medieval na Licenciatura em História do Sertão Alagoano.
Metodologia aplicada
O professor Gustavo Gomes destaca que ao ministrar as disciplinas, além dos conteúdos específicos foram experimentadas e discutidas mais de dez possibilidades metodológicas para o Ensino de História: São elas: análise de livros didáticos; leitura de textos científicos; produção de textos acadêmicos; provas escritas; rodas de debates; seminários; ambientação estética de sala de aula; análise de fontes históricas; realização de jogos didáticos; produção de diários de classe; produção de materiais didáticos em diversas linguagens; e exposição e socialização das atividades realizadas.