Encontro da Rede de Educação Infantil da Ufal é aberto na Bienal

Conferência de abertura tratou das manifestações artísticas na primeira infância


- Atualizado em

Graça Carvalho - Jornalista

A conferência “Agora eu era herói: imaginação e expressão artística na primeira infância”, proferida pela professora doutora Ana Angélica Albano, da Faculdade de Educação da Unicamp, abriu a programação do 1º Encontro da Rede de Educação Infantil da Ufal, no início da tarde desta terça-feira, 29, na 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Ana Angélica iniciou sua fala lembrando que o desenho é uma das primeiras formas de expressão da criança. “Cada criança é uma criança. O desafio do professor é perceber como essa singularidade se manifesta na expressão artística dessas crianças”, pontuou, ressaltando que os professores precisam entender também que o processo imaginativo, criativo, da criança é contínuo, não ocorre apenas quando ela é chamada para a aula de arte.

Segundo a conferencista, é muito comum os professores ficarem preocupados em ter que realizar atividades, no papel A-4, para a criança poder colocar na sua pasta e mostrar em casa. “Essa situação acaba limitando a expressão da criança e retirando do professor a oportunidade de perceber a manifestação artística da criança por outras vias”, afirmou a professora Ana Angélica.

  O seminário prossegue até a próxima quinta-feira (31). Nesta quarta-feira, às 10 horas (Auditório A), com mesa sobre “Políticas de livro e leitura, formação de acervos e encantamento do leitor”, seguida de bate-papo sobre o processo criativo do livro infantil “7 Histórias de amor e encantamento”, com Cláudia Lins e Simone Cavalcante (autoras) e Pedro Lucena (ilustrador).

De acordo com o vice-coordenador da Rede de Educação Infantil da Ufal, professor Paulo Lin, o seminário acontecerá até a próxima quinta-feira (31). Confira a íntegra da programação da bienal aqui