Jornalista alagoano lança livros na Bienal
Os livros Histórias de Alagoas – Empreendedores do Desenvolvimento Sustentável e Histórias de Alagoas – Um Pedaço do Brasil serão lançados
- Atualizado em
Fernando Coelho - jornalista colaborador
O Jornalismo alagoano comemora a estreia literária de um de seus mais prestigiados representantes. E o melhor: em duplo lançamento. Numa única tacada, José Maurício Gonçalves oferece duas compilações de seus textos organizados nos volumes Histórias de Alagoas – Empreendedores do Desenvolvimento Sustentável e Histórias de Alagoas – Um Pedaço do Brasil.
Aqueles que cultivam o hábito da leitura matutina do jornal Gazeta de Alagoas reconhecem o nome do repórter. A marca escrita por José Maurício Gonçalves no decorrer das duas últimas décadas dispensa assinaturas: ele é daqueles que o leitor identifica pelo texto – ou até mesmo “pelo abre”, com se diz no jargão jornalístico.
O primeiro volume - Histórias de Alagoas – Empreendedores do Desenvolvimento Sustentável – será lançado no dia 11 de outubro, às 19h, durante a Feira do Empreendedor que acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento é organizado pelo Sebrae Alagoas, que patrocinou a publicação. A edição ficou a cargo do próprio autor e o projeto gráfico é assinado por Ramatis Haywanon (Six Propaganda).
A obra inicial de uma pretensa trilogia agrupa nove reportagens cujo tema norteador se revela no próprio subtítulo. Publicadas na Gazeta de Alagoas entre dezembro de 2011 e setembro de 2012, elas relatam iniciativas sustentáveis bem sucedidas, situadas entre o Sertão e o litoral do Estado. Em síntese, a seleção renova o verdadeiro sentido do termo debilitado (autosustentabilidade) ao evidenciar “causos” de eficácia comprovada.
Já o segundo título – Histórias de Alagoas - Um Pedaço do Brasil – reúne 14 reportagens veiculadas entre janeiro de 2009 e junho de 2013 e descortina temas, digamos, mais “pitorescos”. Relatos produzidos a partir de um olhar diferenciado e traduzidos numa escrita de fôlego incansável sobre assuntos e personagens apresentados em enredos surpreendentes e empolgantes na mesma medida.
O lançamento está previsto para o dia 3 de novembro, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que também será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A tiragem inicial tem publicação realizada mediante apoio da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), da Organização Arnon de Melo (OAM) e da Gazeta de Alagoas.
Ao explicar a diferença entre os livros, José Maurício brinca com o termo da moda. “Digamos que o primeiro apresenta uma ‘agenda positiva’”. O segundo mira o outro lado. Do mesmo modo, ele agrupa o resultado obtido pelo tino e perspicácia de um repórter perito na observação do cotidiano, íntimo da poesia e habilidoso na confecção jornalística. A profundidade do jornalismo investigativo temperada com o sabor da crônica literária. Puro deleite extraído do melhor que todo ofício das letras deve proporcionar: prazer e reflexão.
O autor
José Maurício Gonçalves tem 42 anos e possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal de Alagoas. O reconhecimento profissional de uma atuação repleta de qualidades chegou antes mesmo do diploma. A estreia no batente ocorreu em 1992, como rádio-escuta, na extinta Tribuna de Alagoas.
O currículo exibe passagens pelos veículos O Jornal, TV Gazeta, Tribuna de Alagoas, TV Pajuçara, TV Alagoas e Gazeta de Alagoas numa trajetória que acumulou prêmios – vários deles por reportagens publicadas nos dois volumes de Histórias de Alagoas – conquistados em função de uma exemplar materialização do exercício jornalístico.
O “Zé Maurício”, como é carinhosamente chamado pelos colegas, já atuou como editor, chefe de redação, chefe de reportagem e até como diretor de programa de TV. Mas, é como repórter, nas ruas, cara a cara com o fato e com os personagens, que ele encontra realização profissional.
Desde 2006, ao retornar à Gazeta de Alagoas (onde continua até hoje), ele se tornou “o autor mais literato do jornalismo alagoano nos tempos em andamento”, como bem destacou o colega Ênio Lins, no prefácio de um dos livros. “Zé” é um repórter completo – empolgação contagiante pela pauta, empenho na apuração e eficiência no relato.
Incansável, ele confessa: “Com a benção de Deus e o sangue nos olhos do jornalismo literário, pretendo não sair do fascinante mundo da reportagem até o dia em que escrever minhas últimas linhas”.
PRÊMIOS
- Prêmio Salgema - 1995 - categoria Grande Prêmio
- Prêmio Banco do Brasil - 1999 e 2000 - ambos na categoria Telejornalismo
- Prêmio Banco do Brasil/ Braskem - 2008 - categoria Grande Prêmio
- Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental - 2009, 2010 e 2013 - 1º lugar na categoria jornalismo impresso
- Prêmio Sebrae de Jornalismo – 2011 – etapa estadual
- Prêmio Sebrae de Jornalismo – 2012 - Especial do Júri da premiação nacional do Sebrae
- Prêmio Destaque Ambiental - 2012
- Prêmio Braskem de Jornalismo - 2012 - categoria Informação Econômica
SERVIÇO
Lançamento do livro Histórias de Alagoas – Empreendedores e Desenvolvimento Sustentável
Autor: José Maurício Gonçalves
Onde e quando: Feira do Empreendedor, no dia 11 de outubro, às 19h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Editora: Registro do autor na Biblioteca Nacional
Apoio Cultural: Sebrae
Preço: R$ 35
Lançamento do livro Histórias de Alagoas – Um Pedaço do Brasil
Autor: José Maurício Gonçalves
Onde e quando: VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no dia 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Apoio Cultural: Edufal e Organização Arnon de Mello
Editora: Q. Gráfica
Preço: R$ 25
Contatos com o autor