Museu Théo Brandão entrega Prêmio Gustavo Leite


- Atualizado em

Jacqueline Batista - jornalista 

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore vai realizar, na próxima quinta-feira, dia 10, às 19 h, a entrega do Prêmio Gustavo Leite de melhor artesão do ano. Em 2013, o artista contemplado é Beto de Meirus. Na ocasião, será aberta uma exposição com trabalhos do premiado.

Beto de Meirus é alagoano de Pão de Açúcar e confecciona peças em cimento e em couro, como arreios, indumentárias para vaqueiros, sandálias “xô boi”, gibão, chapéus, cintos, bancos e cadeiras.Artista versátil, além de artesão, Beto é poeta popular, repentista, folclorista e professor aposentado.

O artesão, que já foi contemplado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Mestre Duda 100 Anos de Frevo”, reinventou o Jaraguá (uma figura lendária que fazia parte das antigas festas carnavalescas) e introduziu algumas inovações tecnológicas nas brincadeiras.  

Desde 2004, a entrega do prêmio de melhor artesão do ano é um evento que faz parte do calendário festivo do Museu Théo Brandão. O prêmio é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A exposição ficará aberta ao público, gratuitamente, até o dia 30 de novembro.