25 anos do SUS é tema de debate em Palmeira dos Índios

Os pesquisadores vão apresentar as produções acadêmicas voltadas para a temática

A unidade acadêmica da Ufal em Palmeira dos Índios vai sediar na próxima quarta-feira, 4, um evento em comemoração aos 25 anos do Sistema Único de Saúde. Pesquisadores e estudantes vão se reunir para debater sobre a trajetória e os desafios do SUS, a partir das 9h, no mini-auditório da Unidade.

A mesa-redonda intitulada “25 anos do SUS: realizamos a reviravolta na saúde?” terá a participação dos professores Antônio Alves Filho e Flávia Ribeiro, do curso de psicologia, além da professora Silvana Márcia de Andrade Medeiros, de Serviço Social.

A Constituição Federal de 1988 proclama “a saúde como direito de todos e dever do Estado” e institui um sistema único de saúde organizado de acordo com os princípios de descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. Os pesquisadores da Ufal que estudam essa temática vão apresentar as produções acadêmicas realizadas, com o objetivo de promover o debate entre os presentes.

As conquistas asseguradas e os desafios para consolidação da Reforma Sanitária brasileira para o público constituído de estudantes de Serviço Social e Psicologia, trabalhadores da saúde e conselheiros de saúde estarão em pauta na mesa-redonda.

As inscrições são limitadas para 80 participantes, no próprio local do evento e, terá emissão de certificado. O debate é promovido pelo Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) por meio do Projeto Direitos Sociais, Educação Popular e Movimentos Sociais, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa - Ação (Pibip-Ação), através do Observatório de Políticas Sociais Públicas.