A cultura popular através de imagens é tema do “Munguzá”

O bate-papo será mediado pela antropóloga, professora e vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha.

| nothing

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora

O professor, cineasta, documentarista  e fotógrafo Celso Brandão é o convidado do “Munguzá Cultural” da sexta, 29, às 19h, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB). Desta vez, o formato do encontro será de um bate-papo com o tema “Imagem e cultura popular: uma conversa com Celso Brandão”.

O bate-papo será mediado pela antropóloga, professora e vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha e pelo também professor da Universidade e diretor do MTB, Wagner Chaves. Além de responder às perguntas, Celso vai exibir o documentário “Singeleza da singeleza” e lançar o livro “Memento”.

A publicação é resultado de um trabalho desenvolvido na década de 1990. Dezoito fotografias em preto e branco foram selecionadas para estampar as páginas do livro, que já foi lançado em Penedo, no último dia 12, ocasião em que também foi aberta uma exposição homônima com as imagens reunidas na obra.

O trabalho de Celso Brandão é marcado pela presença de elementos da cultura popular e por uma intensa colaboração com o Museu Théo Brandão. Nos antigos festivais de Cinema de Penedo, na década de 1970, ele foi premiado cinco vezes consecutivas. Suas fotografias também estiveram em exposições coletivas em São Paulo e Rio de Janeiro. Três trabalhos de Celso constituem a Coleção Pirelli (edição de 1997), do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, Bruno Cesar Cavalcanti, o “Munguzá Cultural” faz parte do programa “Museu em Movimento”. O evento acontece todos os meses no MTB, trazendo assuntos relacionados à cultura popular. Na ocasião, um munguzá é servido aos participantes. A entrada é franca. Mais informações pelos telefones 3214-1716 e 3214-1710.