Capes aprova mais dois novos polos de EAD em Alagoas

Delmiro Gouveia e Matriz de Camaragibe receberam nota máxima e podem funcionar a partir de 2014

Ascom Cied

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou dois novos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoas. Depois das visitas dos técnicos, os polos dos municípios de Delmiro Gouveia e Matriz de Camaragibe receberam nota máxima (AA).

Os novos polos já estão aptos a funcionar a partir do próximo ano, com oferta aprovada pela UAB de 410 vagas distribuídas nos cursos de Administração Pública, Letras/ Espanhol, Letras/Português, Matemática, Mídias na Educação, Pedagogia e Sistema de Informação.

“Foram realizadas todas as adequações de infraestrutura, tecnologia e de recursos humanos, bem como toda documentação solicitada”, disse Carloney Alves, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal).

De acordo com ele, os novos polos já têm coordenadores. São os professores Thiago Trindade (Delmiro Gouveia) e Silvano Marcos da Silva (Matriz de Camaragibe).

“Para o estado de Alagoas e regiões contempladas com estes dois polos, a EAD vem possibilitando a oportunidade de estudos e pesquisas com processos produtivos nas diversas áreas do conhecimento, tornando cada vez a educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida de cada sujeito”, ressaltou Carloney.

A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas também comemorou mais esse avanço da Educação a Distância.  “Parabéns a todos os docentes e técnicos da Cied e do Campus Sertão que se empenharam na concretização do nosso polo EAD em Delmiro Gouveia”.

Maior do Nordeste

O vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, ressaltou a importância das novas conquistas. “Num estado como o nosso, aonde índices educacionais são tão negativos, ter uma ampliação de polos significa uma ampliação de ofertas de cursos e vagas para os educadores das redes estadual e municipal, como também para aqueles que buscam uma graduação e uma especialização sem sair de sua cidade ou região”.

O polo de Delmiro Gouveia tem como mantenedora a Ufal, significando o compromisso desta universidade com o crescimento da educação de qualidade. Já o polo de Matriz de Camaragibe tem como mantenedor a prefeitura da cidade, fruto de um trabalho de parceria da Ufal com o prefeito, secretária de educação e demais assessores.

“Ressaltamos que a relação da Cied com as prefeituras tem proporcionado a estabilidade do sistema em Alagoas, sendo o estado do Nordeste com o maior número de polos aptos e mantendo a regularidade de oferta de cursos e vagas”, reforça Pimentel.

Atualmente o Sistema da Universidade Aberta do Brasil conta com 11 polos em Alagoas: Maceió, Maragogi, Penedo, Piranhas, Arapiraca, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Delmiro Gouveia e Matriz de Camaragibe. Boca da Mata está esperando a avaliação dos técnicos da Capes.