Ciência sem Fronteiras inscreve até dia 29

Os alunos interessados devem realizar inscrições no site do CsF e no portal da Ufal


- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

Os estudantes dos cursos de graduação da Ufal só têm até a próxima sexta-feira (29) para realizar a inscrição no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Ministério da Educação (MEC). Os 23 editais abertos são para graduação-sanduíche em 20 países. Para ser homologado, o candidato deve realizar duas inscrições, sendo a primeira no portal do CsF e, em seguida, no próprio site da Ufal. 

Nesta etapa, é necessário preencher um formulário online disponível no portal do estudante, conforme exigência do Programa, e enviar junto com o histórico da graduação e a primeira página do currículo Lattes cadastrado na plataforma do CNPq, ambos atualizados e em formato PDF. 

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas, estão: obter nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. 

Saiba aqui quais são as áreas contempladas pelo programa que pode financiar os estudantes com bolsas de até 12 meses em países como Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, Hungria, Japão e Áustria, além da China, pelo período de até 24 meses. 

Além da mensalidade na moeda local, o programa Ciência sem Fronteiras são concedidos ainda auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou Tablet.