Cientistas da América Latina vão se reunir em Maceió para debater a computação em nuvem
Segunda edição do LatinCloud será realizado de 9 a 10 de dezembro no Hotel Ritz Lagoa da Anta
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
A segunda edição da Conferência Latino-americana sobre Computação em Nuvem e Comunicações (LatinCloud) será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, Maceió. O evento está sendo coordenado pelos professores Carlos Alberto Kamienski, da Universidade Federal do ABC, Stenio Fernandes, da Universidade Federal de Pernambuco, e Heitor Ramos, da Universidade Federal de Alagoas.
O LatinCloud 2013 visa reunir cientistas, técnicos, profissionais da computação e estudantes para o intercâmbio de conhecimento e experiências entre a comunidade científica internacional. "Em sua segunda edição, pode-se afirmar que o LatinCloud já se tornou o principal fórum para discussões dos avanços recentes em computação em nuvem e comunicações, virtualização, arquiteturas orientadas a serviço e redes definidas por software na América Latina", ressaltou o coordenador local, professor Heitor Ramos, do IC-Ufal.
A Conferência será composta por diversos eventos, como sessões técnicas com apresentações de artigos, keynotes, painéis e palestras com convidados de renome internacional, debatendo temas que retratam o estado da arte da área de Cloud Computing. "Esta área está no auge e conta com a participação de uma grande comunidade de pesquisadores e empresários. O mercado necessita de avanços rápidos relacionados à capacidade de comunicação e armazenagem de dados importantes, de forma segura, na internet", explicou Heitor.
Segundo Heitor Ramos, o LatinCloud 2013 irá oferecer um espaço singular para a colaboração, discussão e encontro da comunidade acadêmica latino-americana, empresas e entidades governamentais que atuam na área de Cloud Computing. " A conferência se apresenta como uma excelente oportunidade, no contexto nacional, para os alunos de pós-graduação e pesquisadores da área divulgarem os resultados de seus trabalhos, compartilharem experiências e fortalecerem ou estabelecerem parcerias com a comunidade científica", ressaltou o coordenador.
Ainda segundo os organizadores, o IEEE LatinCloud espera contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de computação tanto na academia quanto na indústria. Durante o IEEE Latin American Conference on Cloud Computing and Communications serão apresentados trabalhos com resultados experimentais, desenvolvimentos, ferramentas e cursos sobre temas da área, selecionados a partir de chamadas de trabalho. Os resultados do IEEE LatinCloud 2012 e as suas contribuições ao debate e à divulgação científica foram significativos para a comunidade da área.
Instituto de Computação da Ufal
O Instituto de Computação da Ufal, que irá realizar a coordenação local do evento, é a unidade acadêmica responsável pelo desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Computação e Estatística. O IC realiza a formação de recursos humanos através dos cursos regulares de graduação e de pós-graduação (mestrado). O IC oferece os cursos de graduação de Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Sistema de Informação e Engenharia de Computação.
Na pós-graduação, O IC oferta dois cursos de mestrado: Informática e Modelagem Computacional do Conhecimento. A história do IC remonta a uma divisão ocorrida no antigo Departamento de Matemática, culminando com a criação do Departamento de Matemática Aplicada (MAP), passando-se em seguida a ser denominado Departamento de Tecnologia da Informação (TCI), permanecendo assim até janeiro de 2006, quando então se criou o atual Instituto de Computação.