Economia política e sistemas-mundo em debate na Feac

Evento se estende até esta sexta-feira, 8, no auditório da Biblioteca Central


- Atualizado em
Luiz Eduardo Simões na coordenação da mesa de abertura do evento
Luiz Eduardo Simões na coordenação da mesa de abertura do evento

Diana Monteiro - jornalista

Prossegue até esta sexta-feira, 8, no auditório da Biblioteca Central (BC), o 1º Colóquio Livre de Economia Política e Sistemas-Mundo,  promovido pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac). A mesa de abertura foi conduzida pelo professor Luiz Eduardo Simões e teve como tema central Sistemas Mundo: novas perspectivas, apresentado pelos professores Júlio Gomes da Silva Neto e Glinzer Santa Cruz, da Universidade Federal de Alagoas.

O 1º Colóquio é organizado pelo Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPH). Na programação e quarta-feira (6), houve minicurso Introdução à análise de sistemas-mundo, com o professor Carlos Spinelli, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Também foi realizada a palestra Sistemas-mundo e semiperiferia, com o professor Glaudionor Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nesta quinta-feira, 7,  o colóquio inicia com sessão de Comunicações, seguida de duas mesas-redondas, a partir das 14h, com o tema Desenvolvimento e Sistemas-mundo, com Ana Paula Sobreira, da UFPE, e Carlos Spinelli. Das 19 às 21 horas a mesa-redonda será sobre Capitalismo dependente, subimperialismo e sub-exploração, com os professores da Ufal, Adriano Nascimento, Zilas Queirós, Túlio Andrade e Elaine Nunes.

A programação do 1º Colóquio para a sexta–feira, 8,  é a seguinte: sessão de Comunicações 2, das 9h30 às 11h e sessão de Comunicações 3, das 14h às 16h.  A mesa-redonda, das 19h às 21h, tem como tema A conjuntura econômica atual e análise de sistemas–mundo, com os professores Fábio Guedes e José Menezes e Golbery Lessa.

Palavras-chave
Unidades Acadêmicas