Educação a Distância participa do Encontro Regional de Polos UAB

A quinta edição do evento foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro em João Pessoa

Representação dos coordenadores de polos UAB para o Encontro Nacional | nothing
Representação dos coordenadores de polos UAB para o Encontro Nacional

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), esteve representada no 5° Encontro Regional de Polos UAB. O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro em João Pessoa, foi promovido pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes) e organizado pela Universidade Federal de Paraíba (Ufba).

O evento contou com a participação dos representantes de Polos UAB dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, além dos Coordenadores UAB e da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, além de Carloney Alves e Wladia Bessa, representando a Ufal e abordou três importantes temas: monitoramento dos polos, seleção de coordenadores de Polos UAB e a relação Polos/IES [Instituições de Ensino Superior].

“Isso permitiu aos participantes dialogarem entre os pares, mantenedores com mantenedores e coordenadores de polos com coordenadores de polos. No final, foram apresentadas as discussões feitas nos grupos através da avaliação apontando os pontos positivos, negativos, e sugestões para o melhor andamento das ações da EAD [Educação a Distância]”, apontou Carloney Alves.

Ao fim do evento, foi realizada uma eleição para a escolha de 10 representantes [5 coordenadores e 5 mantenedores dos polos UAB] dos quais 3 escolhidos são de Alagoas: Carloney Alves de Oliveira, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos da CIED; José Rubens Alves Pereira, coordenador do polo de Olho d’água das Flores e o Secretário de Educação de Maragogi, Gino César, representando a prefeitura como mantenedora. “Nós três iremos participar do Encontro Nacional de Polos UAB que será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 20 de novembro”, completou Carloney.

O professor destacou ainda a importância da troca de experiências entre os coordenadores e mantenedores dos Polos UAB. “Pudemos compreender a realidade de cada Estado e o funcionamento das atividades da EAD em seus respectivos polos, tendo em vista que é possível desenvolver propostas inovadoras pedagógicas nas mais diversas áreas do conhecimento, capazes de identificar e adequar a realidade de cada curso EAD, visando uma formação de sujeitos críticos em sintonia com os desafios impostos pela sociedade contemporânea”, afirmou Carloney Alves.

Polos de Alagoas marcam presença

Durante o evento, diversos representantes de Polos UAB do Estado de Alagoas marcaram presença. São eles: Elielba Mendes e o representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Arcélio Alves, do polo Maceió; Ana Cristina e Secretário de Educação Gino César (Polo Maragogi); Willamys Cristiano (Polo Arapiraca); José Rubens e Secretário de Educação Samuel Bomfim (Polo Olho d’Água das Flores); Nara Morais (Polo São José da Laje); Érico Guedes (Polo Palmeira dos Índios); Thiago Trindade (Polo Delmiro Gouveia); e Renalda Martins (Polo Santana do Ipanema).