Edufal celebra 30 anos com sucesso da Bienal do Livro

O debate reuniu todos os ex-diretores e a atual Stela Lameiras, numa roda de conversa com o reitor Eurico Lôbo

Mesa de ex-dirigentes e atual da Edufal | nothing
Mesa de ex-dirigentes e atual da Edufal

Simoneide Araújo – jornalista

Para celebrar os 30 anos da Editora da universidade Federal de Alagoas (Edufal), o reitor Eurico Lôbo e a diretora Stela Lameiras reuniram os ex-dirigentes para marcar as comemorações durante a 6ª Bienal. Depoimentos emocionantes marcaram a solenidade, que contou com a participação de escritores e da comunidade acadêmica.

Eurico Lôbo agradeceu à diretora e a toda equipe da Edufal pelo sucesso da Editora e da Bienal. ”É um momento especial de intensa alegria e satisfação. Rendo minhas homenagens à equipe maravilhosa da Edufal, hoje comandada por Stela Lameiras”, ressaltou.

Stela fez um registro de agradecimento aos ex-diretores. “Tudo o que foi construído resultou em tudo que a Edufal é hoje. Nada ficou no meio do caminho. Cada um concluiu um ciclo”, destacou.

Cada um dos ex-diretores falou um pouco do legado deixado. A primeira diretora da Edufal, Lurdes Azevedo, disse estar vivenciando um momento de felicidade porque todas as pessoas que passaram pela editora contribuíram com o crescimento e o desenvolvimento do órgão.

Para Eduardo Magalhães, o segredo da editora é a ousadia. “No início de minha gestão, implantamos projetos ousados e conseguimos instalar o conselho editorial. Minha alegria é imensa de fazer parte da história da Edufal”, declarou.

Leda Almeida destacou a honestidade intelectual de Stela Lameiras. “Stela nos proporcionou este momento para comemorarmos os 30 anos da Edufal. É único, principalmente em um tempo em que as pessoas minimizam a importância da história”. Na gestão de Leda foi realizada a primeira edição da Bienal do Livro de Alagoas.

O momento de homenagens emocionou Eraldo Ferraz, idealizador do Salão do Livro e da Arte. “Um coisa singular na Edufal é a continuidade do trabalho de cada gestor. Promovemos o Salão do Livro para que pudéssemos ter a atividade anualmente. Peço desculpas por não ter continuado com a Bienal e espero que a universidade nunca deixe de promover a bienal”, falou emocionado .

Sheila Maluf passou nove anos à frente da Edufal e em sua gestão foram promovidas quatro edições da Bienal. Destacou os projetos implantados, principalmente os livros em Braile. “A Edufal foi a primeira editora universitária e, talvez, seja a única da categoria a publicar livros em Braile”, orgulhou-se.

O professor, pesquisador e escritor Sávio de Almeida rendeu todas as homenagens à Edufal. “Eu seria muito pouco, não fosse a Edufal; eu não teria feito o que fiz, não fosse a editora universitária da Ufal. A Edufal é limpa, sem ingerência política, por isso gostaria de louvar a decência dos reitores porque nenhum fez coisa pequena na Edufal”, disse.

Sávio rendeu todas as homenagens e reconhecimento: “Não há em nenhuma universidade brasileira um trabalho como a coleção sobre índios da Edufal. São 17 títulos lançados e, com isso, conquistamos prestígio nacional”. E arremata: A Bienal é um sucesso. A sociedade está aqui representada, vinda de cada canto da cidade. Para uma sociedade de iletrados, a Edufal quebrou o mito de o livro ser objeto exótico. Isso aqui (a Bienal) é a celebração do que seríamos se não houvesse a miséria“, completou.

O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, falou da emoção em poder participar de momentos como a Bienal e com as homenagens aos 30 anos da Edufal. Ele lançou o desafio: quando será lançado o livro de celebração das três décadas da editora.

A pesquisadora Luitigard Cavalcanti falou da satisfação de ter seu livro sobre Arthur Ramos publicado pela Edufal. “Enviei para duas editoras e a Edufal agiu de forma ágil e, por isso, meu livro saiu com seu selo”, revelou.

Stela Lameiras agradeceu ao reitor pelo apoio na realização da Bienal e dos projetos da Edufal. Ela também fez uma homenagem especial a servidora Diva Lessa, pela dedicação, competência e compromisso. “Agradeço a toda equipe porque sem ela não teríamos conseguido vencer o desafio de realizar a Bienal”, reconheceu.

O reitor encerrou a homenagem a Edufal agradecendo os depoimentos e, mais uma vez, parabenizou a equipe comandada por Stela lameiras. “Ouvir esses depoimentos é muito gratificante. Tivemos uma mudança significativa de estilo e movimento. Não dá para realizar um evento desse porte sem amor, sem paixão. Confio nas pessoas que nos cercam, porque elas amam o que fazem”, revelou, acrescentando: “Todos estamos de parabéns por realizarmos um evento com este. Nós somos a única universidade que realizamos uma Bienal”.

Um vídeo documentário, produzido pela Assessoria de Comunicação da Ufal, retratou as três décadas da Edufal, com depoimentos de todos os ex-dirigentes, da atual Stela Lameiras, do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha, além dos conselheiros editoriais, Cícero Péricles e Bruno Cavalcanti. Traçando a linha do tempo, o vídeo apresentou a contribuição de cada um em sua época, que resultou no sucesso atual da Editora da Universidade Federal de Alagoas.