Escola Técnica de Artes amplia o campo das artes e da cultura em Alagoas

A inauguração das novas instalações da ETA aproxima a escola da comunidade para a formação técnica escolar e o mercado de trabalho

Rachel Rocha e Rita Namé inauguram as novas instalações da ETA | nothing
Rachel Rocha e Rita Namé inauguram as novas instalações da ETA

Diana Monteiro - jornalista

Violões, dança, coro e teatro ocuparam palcos do Espaço Cultural Universitário e deram início a um show que não pretende ter fim e sim, fazer da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, referência no campo das artes e cultura do Estado.

Durante a inauguração das sete salas da Escola, na quinta-feira, 29 de novembro, a vice-reitora Rachel Rocha falou da importância da ETA para a sociedade alagoana e disse reconhecer o empenho e dedicação da equipe. “A Escola Técnica de Artes vem se consolidado como referência na arte e cultura de Alagoas e estamos empenhados para que alcance o espaço que merece nas ciências humanas”, enfatizou Rachel que fez abertura da solenidade descerrando a placa de inauguração com a diretora Rita Namé.

Alunos, professores e convidados prestigiaram a inauguração, que contou também com a presença do pró-reitor Eduardo Lira, do diretor do Espaço Cultural Universitário, Sérgio Onofre, e do diretor eleito do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (ICHCA), Edson Lino, que assumiu o compromisso de não medir esforços para o crescimento da Escola.

Criada para promover programas especiais e projetos de extensão e pesquisa agregados ao ensino profissional, tecnológico e na pós-graduação, e prestações de serviços para a comunidade escolar em geral, as ações da ETA foram apresentadas pela diretora Rita Namé. “A Escola Técnica de Artes elege com uma das suas principais metas a aproximação escola-comunidade como forma de estreitar as relações entre a formação técnica escolar e o mercado de trabalho”, enfatizou.

Rita Namé informou que cerca de 300 alunos participam dos cursos da ETA que oferta : cursos técnicos de Teatro (Arte Dramática), Música (Canto, Piano, Violoncelo) e Dança. “Em outubro, o Conselho Universitário aprovou o curso técnico de Produção de Moda e a reformulção dos projetos pedagógicos antigos ampliando as habilitações em relação à Música (violino, clarineta, percussão)”, acrescentou a diretora.

A programação artístico - cultural, desempenhada por alunos da escola, foi dividida em quatro momentos: concerto de violões, dança coco de roda, coro e a apresentação da peça teatral Avesso no palco da conhecida Sala Preta. A ETA ocupa um anexo do Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, no Centro de Maceió, e tem também para as suas atividades salas de aulas onde funcionam os cursos de licenciatura em horários distintos.

Programas especiais

Oriunda do curso profissionalizante de Formação de Ator, a Escola Técnica de Artes foi criada em 2006 e está atrelada ao Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (ICHCA). Conta atualmente com dois programas especiais e um deles é o mestrado Interinstitucional (Minter), resultado do convênio firmado com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) qualificando docentes e técnicos.

O outro programa especial da ETA é o conhecido Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que oferta cursos Inicial de Formação Continuada ( FIC ) e Cursos Técnicos Pronatec e Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Maceió e nos seguintes municípios alagoanos: Arapiraca, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Palestina, Santa Luzia do Norte e São Miguel dos Campos, registrando a participação atualmente de 1.200 alunos. Ano que vem o programa ofertará 2.000 vagas e contemplará mais três municípios: Penedo, Porto Calvo e Palmeira dos Índios.

A Escola Técnica de Artes em sua estrutura conta atualmente com 26 funcionários concursados e além da professora Rita Namé (diretora), integram o corpo diretor: Eduardo Xavier (vice - diretor e diretor de ensino); David Farias (coordenador de Teatro); Antônio Lopes (coordenador de Dança e do Programa de Pós Graduação Minter); Nilton Souza (coordenador de Música); Marilda Melo (coordenadora do Pronatec); Paula Fragoso ( assistente de direção); Marilene Costa (secretária).