Hanseníase é discutida em evento no dia 6 de dezembro
Núcleo de Saúde Pública (Nusp) é um dos parceiros do evento e de ações nas áreas de pesquisa e extensão
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
Na sexta-feira, 6 de dezembro, a partir das 9 horas, será realizado no Maceió Mar Hotel, o 2º Encontro Estadual do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com a parceria do Núcleo de Saúde Pública (Nusp). Na Universidade Federal de Alagoas, as ações de pesquisa e extensão em hanseníase têm a coordenação da professora Clodis Tavares, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar).
O coordenador do Morhan nacional, Arthur Custódio Moreira, será um dos palestrantes da abertura e enfocará “O enfrentamento brasileiro no cuidado às pessoas com hanseníase no cumprimento das metas do milênio”. Também participam da mesa redonda a representante do Ministério da Saúde, Rosa Castália de França Moreira, com o tema “Política Nacional de Erradicação da Hanseníase e Doenças Elimináveis”; e a gerente dos Agravos de transmissão respiratória, sexual, vigilância de óbito e sistema de informação, Ednalva Maria de Araújo Silva. Ela falará sobre “Panorama da situação da hanseníase no Estado de Alagoas”.
O encontro também debaterá o papel da assistência à saúde aos pacientes e ex - pacientes de hanseníase, com a professora da Ufal Raquel Cotta Patriota,; Celso Tavares, diretor de vigilância à saúde do município de Maceió; Aline Barroso, coordenadora do Serviço de Reabilitação da Adefal; Fábio Oliveira e Silva, diretor de Regulação Ambulatorial; e Cláudia Cerqueira Araújo, diretora de Atenção Básica do Estado de Alagoas.
Às 14 horas o evento abordará “Judicialização x Direitos dos Portadores e ex- Portadores: Hanseníase e Direitos Humanos”. Ednalva Maria de Araújo Silva, Arthur Custódio e Carla Valéria Mendes Costa, assistente social da Assistência Previdenciária Social, serão os participantes da mesa redonda.
A partir das 15 horas, a mesa redonda do encontro tratará sobre “Relato de Experiência – O cuidado e o cuidador: Grupo de Auto Cuidado da Unidade Básica de Saúde Hamilton Falcão” com as integrantes do citado grupo: Maria Catariana Bernardo Pereira, Maria Luciene Pacheco de Carvalho e Maria Eloia Miranda Barbosa, coordenadora do Grupo Auto Cuidado..
O 2º Encontro Estadual é promovido pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e Governo do Estado e conta com a parceria da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). O encerramento do evento será às 17 horas.