Homenagem a Celso Brandão movimenta abertura do Festival de Cinema
Primeiro dia do evento teve vários cenários, das margens do Rio São Francisco a prédio históricos
- Atualizado em
Renata Menezes - estudante de Jornalismo
Homenageado no 3º Festival de Cinema Universitário de Alagoas pela sua trajetória como artista visual, Celso Brandão marcou presença no primeiro dia do evento com a abertura da exposição fotográfica Memento, na Casa da Aposentadoria de Penedo, e a exibição de seus filmes, dentro da programação da Mostra Paralela, na Praça 12 de Abril.
Sob curadoria da fotógrafa Karla Melanias, Memento reúne 18 imagens em preto e branco que revelam um olhar metafórico de Celso Brandão sobre cenas do cotidiano e convidam o espectador a ir além do lugar-comum para enxergar o fantástico. A abertura da exposição também contou com o lançamento do livro homônimo, primeira publicação solo do artista, publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Na Mostra Paralela de Cinema Nacional, realizada às margens do São Francisco, o cineasta exibiu três produções: Ponto das Ervas, O Poeta Lambe-Sola e Desvirando o Bicho. Foi apresentado à plateia um panorama de sua obra, conhecida principalmente pela documentação da arte e da cultura popular nordestina.
A projeção foi seguida de debate, mediado pelo também cineasta Nivaldo Vasconcelos, no qual Celso relembrou as edições do Festival de Penedo, nos anos 1970, que deram início aos seus trabalhos como cineasta. Ele ainda comentou a importância do festival universitário para cineastas que estão iniciando a carreira e confessou sua admiração pela nova cena audiovisual alagoana, citando os realizadores Werner Salles, Alice Jardim e Rafhael Barbosa.
O homenageado
A carreira de Celso como artista visual começou no início de sua adolescência, quando ganhou uma câmera e se apaixonou pelo ofício de fotógrafo. Desde sua primeira imagem, em que registrou um Mateu do Reisado andando pelo canavial, ele realiza um trabalho de documentação de elementos característicos da cultura nordestina, o que chegou à sua produção cinematográfica, que hoje conta com mais de 30 lançamentos.